• Clau Gazel

1º de Maio na França: Fête du Muguet

Primeiro de Maio, além de dia Internacional do Trabalho, comemora-se a Fête du Muguet na França. O Muguet (Convallaria majalis) é uma planta de florzinhas delicadas, brancas e super perfumadas que dão em cachos. Ela simboliza a chegada da primavera, época em que dá flores, além de ser símbolo de sorte e felicidade. Além de encontrá-las em floriculturas e supermercados, no dia primeiro de maio as crianças se espalham pelas ruas e vendem as flores em bancas nas calçadas.


muguet 1

muguet 2

A tradição do muguet para celebrar o início da primavera e trazer boa sorte remonta a 1561. O que se conta é que em primeiro de maio de 1561 o rei Charles IX e sua mãe, Cathérine de Médicis, foram presenteados pelo cavaleiro Louis de Girard com um ramo de muguet, colhido por ele em seu próprio jardim. Outra lenda diz que em 1560 o cavaleiro Saint-Paul -Trois-Châteaux fora encarreagado por Cathérine de Médicis de uma missão secreta juntos aos Borghèse e que, em seu retorno, ao comunicar que a missão fora bem sucedida, o cavaleiro teria oferecido o ramo das pequenas flores ao rei. A prática teria sido replicada pelo rei na corte como forma de desejar sorte e, assim, ela foi repetida anualmente até o fim do Séc. XVIII. Com a revolução francesa, ela foi abolida.

Em 1895, Félix Mayol chega em Paris em primeiro de maio e recebe de uma amiga um muguet. O cantor passou a usá-lo preso em seu paletó, durante seus shows. Cristian Dior, no início do Séc. XX, faz da flor o síbolo de sua marca, a oferecendo aos fregueses.E assim, aos poucos a prática se espalhou novamente em Paris. Foi apenas no Século XX que a comemoração do muguet foi associada à festa do Trabalho.

E amanhã é a ocasião de presentear quem você gosta com um vasinho de muguet, para comemorar a chegada da primavera e desejar boa sorte. Para os mais originais, um vasinho em chocolate imitando a flor também é uma boa ideia. O da foto abaixo é do chocolatier Henri Le Roux (leia mais sobre ele neste post); tem sabor praliné e vem com bolinhas crocantes cobertas de chocolate. Bom feriado!

le roux muguet chocolat
le roux muguet chocolat

Imagens: site Henri Le Roux

#muguet #fêteduMuguetemParis #primaveraemParis #DiadoTrabalhoemParis #dicasdeParis

0 views0 comments