• Clau Gazel

5 endereços top da gastronomia parisiense contemporânea

Este post é para quem procura experiências gastronômicas inovadoras e diferentes, sem recorrer aos tradicionais endereços da alta cúpula da gastronomia parisiense. Da lista abaixo, todos os restaurantes são coordenados por jovens chefs que não poupam em personalidade e criatividade na hora de dar um toque especial à cozinha francesa contemporânea. É lógico que, para isso, será preciso colocar a mão no bolso. Mas se quer originalidade, esta lista top é para você. Todos testados e aprovados por mim.

Le Chateaubriand – é nele que Inaki Aizpitarte dá seu show. E você não tem escolha: é convidado a participar do espetáculo, degustando um menu caprichadíssimo de 7 pratos. A cada um deles, uma surpresa com misturas inusitadas, fruto da imensa criatividade do autodidata de origem basca. 129, avenue de Parmentier; tel. + 33 1 43 57 45 95; ter/sáb. apenas para o jantar; reservas apenas com 14 dias de antecedência entre 19h30/20h30; sem reservas a partir de 21h30; menu 65 euros.


Le Chateaubriand_A Viagem Certa_dicas de Paris

Septime – cozinha moderna, assim como o salão em estilo loft industrial, de muito bom gosto, claro e amplo. O chef Bertrand Grébaud faz e acontece quando se trata de juntar ingredientes cujo casamento seria pouco provável, como a inesquecível sobremesa de ricota com sorvete de pera e toque de biscoito. Outro ponto forte é a infinidade de ervas frescas que aparecem nos pratos; uma verdadeira explosão de sabores. Daí a recém conquistada estrela Michelin. Menu do dia (entrada, prato e sobremesa) ou menu degustação (5 pratos no total) são as opções disponíveis; não trabalham com cardápio.  80, rue de Charonne; tel. + 33 1 43 67 38 29; seg. 19h/23h e ter/sex. 12h/14h e 19h/23h; menu almoço 28 e 55 euros; menu jantar 58 euros. Também tem um bar à vin pequenininho e acolhedor, com poucas, mas deliciosas opções de queijos, frios e outros petiscos.


Septime_A Viagem Certa_dicas de Paris

Septime 2_A Viagem Certa_dicas de Paris

Frenchie – bar à vin, restaurante e lanchonete. Os 3 estabelecimentos separados, localizados numa ruela simpática, petenceem ao renomado chef Gregory Marchand, que com criatividade trabalha com produtos de primeira linha.  A lista de espera no restaurante é longa, algo em torno de 3 meses (reservas pelo site). Para quem não curte esse processo todo, a cave abre às 19h e os petiscos são tão bons quanto os pratos do restaurante. E, cá entre nós, num clima bem mais legal; agitadíssimo e bem descontraído. Como o cardápio da cave sempre muda, a dica é: prove o máximo que puder, mas deixe espaço para a sobremesa! Restaurante: 5, rue du Nil; seg/sex. apenas mediante reserva ; Cave (Bar a vin): 6, rue du Nil; seg/sex. 19h/23h; aprox. 40/50 euros por pessoa. Atenção: o restaurante está em plena reforma e reabre suas portas em 01/09/2014; reservas a partir de 11/08/2014 pelo site.


Frenchie 1_A Viagem Certa_dicas de Paris

Frenchie 2_A Viagem Certa_dicas de Paris

Pierre Sang – finalista do programa Top Chef francês 2011, Pierre Sang pertence à nova geração de chefs que pretende fazer do seu restaurante um lugar à parte. Os melhores e mais frescos produtos dão forma à criatividade sem limites de Sang, que inova a cada dia com seu menu surpresa e com toque oriental: os clientes dividem o confortável balcão onde não têm a menor ideia do que irão degustar. E a refeição é mesmo uma viagem aos quatro cantos do mundo. Não aceita reservas. 55, rue Oberkampf; ter/sáb. 12h/14h30 e 19h/22h30; almoço: menu de 20 a 35 euros; jantar: menu 39 euros. É tão surpresa que nem foto eu tirei!

Le Dauphin – um misto de bar de tapas e restaurante todo moderno, com decoração e móveis de design impecável. No centro, o bar rodeado por um balcão de mármore funciona a todo vapor.  Inaki Aizpitarte, também à frente do disputadíssimo Le Chateaubriand, não economiza na gama de produtos e criatividade: polvo, porco, chorizo, peixes e ervas. Mas as porções são pequenas e a conta tende a ser salgada. 131, avenue de Parmentier; tel. + 33 1 55 28 78 88; ter/sex. 12h/13h30 e 19h30/23h; sáb. 19h30/23h; menu apenas no almoço 23 ou 27 euros.

#ondecomerbememParis #PierreSang #restaurantesbadaladosemParis #FrenchieCave #Septime #gastronomiacontemporâneaemParis #Frenchie #LeDauphin #dicasdeParis #LeChateaubriand

0 views0 comments