• Clau Gazel

70 anos da liberação de Paris é tema de exposição no Hôtel de Ville

Há exatos 70 anos Paris vivia um dos momentos cruciais de sua história. A semana de 19 a 26 de Agosto de 1944 foi decisiva para sua desocupação, que se liberou de maneira definitiva das tropas alemãs que invadiram a cidade luz durante a II Guerra Mundial. A data tem sido intensamente comemorada e é tema de exposição no prédio da prefeitura de Paris, o Hôtel de Ville, desde 20 junho deste ano.


liberation-paris-affiche_A Viagem Certa_dicas de Paris

A exposição não tem como foco o nazismo; os holofotes estão voltados aos esforços de militares e civis para liberar Paris das tropas alemãs. Para isso, não faltam documentos: recortes de jornais, panfletos, cartazes, desenhos, fotos e vídeos profissionais e amadores que exibem de maneira detalhada a edificação de barricadas, a greve geral, o decisivo papel da impressa e o desfile comemorativo do General De Gaulle na Champs-Elysées.

No início da exposição, uma linha do tempo ilustrada e documentada situa o visitante que, depois, ao adentrar o salão, se depara com um imenso imenso painel onde são projetados filmes da época em torno dos combates, da liberação e, lógico, da comemoração que tomou conta de Paris!

Anote: Libération de Paris – Août 1944, Le Combat pour la liberté; Hôtel de Ville de Paris; entrada pela Rue de Lobau; metrô Hôtel de Ville/linha 1; seg/sáb. 10h/19h; até 27.09.2014; entrada gratuita.

#dicasdeParis #exposiçãonoHôteldeVilledeParis #exposiçõesemParis

0 views0 comments