Alugar apartamento em viagem é para quem pode, não para quem quer. E a grande questão não é financeira. Entusiasta do que chamo turismo de experiência, sempre estimulei a hospedagem em apartamentos. Além de fazer isso deste 2008, acompanho a viagem de leitores e de amigos não apenas como blogueira e elaboradora de roteiros personalizados, mas também pela experiência que tive ao trabalhar na MonParis, empresa de locação de apartamentos franco-brasileira.
Tem gente que só se hospeda em apartamento e não abre-mão por diversos motivos. A opção traz ótimo custo-beneficio: o valor da diária muitas vezes é menor, é possivel ter muito mais espaço do que num quarto de hotel e o contato com os comerciantes e a gastronomia local oferece uma experiência única.
Mas vale lembrar que um apartamento é uma casa e, como tal, precisa de manutenção e tem problemas constantemente. E um deles pode acontecer quando você estiver nele hospedado. Essa afirmação não tem nem de longe o intuito de convencê-lo a não viver esta experiência, mas apenas de escolhê-la de forma consciente.
Quando a locação de apartamentos é intermediada por uma agência, há um respaldo em caso de emprevistos: internet que não funciona, água que não esquenta, forno impossível de ser ligado, aquecedor muito quente etc.
Muitos vezes esses problemas podem ser facilmente resolvidos pelos hóspedes, lógico. Esta facillidade, porém, é proporcional à vivência e à experiência de cada um. Ou simplesmente essas pequenas interferências podem ser algo que você não pretende encarar nas suas férias. Isso deve ser levado em conta na hora de se programar.
Air BNB é uma ótima opção quando o local é bom, o apartamento é limpo, as camas são confortáveis, a janela abre, a geladeira não fede, os ratos não fazem a festa no salão. Os comentários podem ajudar e muito a sua escolha, mas lembre-se que exatamente como acontece em grandes sites – já falei aqui sobre o Trip Advisor – as pessoas tem culturas, gostos, expectativas e exigências diversas.
Logo, antes de alugar pelo site o melhor é procurar por apartamentos com fotos verificadas – os fotógrafos do próprio Air BNB fazem as fotos e geralmente são fidedignas, perguntar tudo o que deseja ao proprietário ou se possível, alugar um apartamento indicado por alguém conhecido. E caso não esteja preparado para os imprevistos, vá para um hotel, onde basta passar a mão no telefone e pedir para trocar de quarto.
Em Paris, indico: MonParis e Private Homes
Em Londres, indico: FG
Em Londres, oriento riscar das suas opções a Relocalbroad, pois tive uma péssima experiência com ratos e pulgas num apartamento (veja ele aqui no Air BNB) e um péssimo atendimento. Fotos à disposição para quem se interessar. Atenção: eles estão no Air BNB também!
Pela Europa, ótimas experiências no Air BNB: Nantes ; Paros – Grécia.
Comments