top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Amsterdam para iniciados: do lado de lá dos museus!

Depois de muitas idas à Amsterdam, decidi que queria uma viagem diferente. E alguns fatores colaboraram muito para isso.

1. O primeiro foi a decisão de ficar num Bed and Breakfast e não num hotel. Essa é uma experiência que tem me agradado muito. Com poucos quartos e atendimento personalizado, esse tipo de hospedagem foge cada vez mais do turismo massificado. Dicas de restaurantes frequentados por locais, mercados e feiras de rua, regiões simpáticas para passear sempre fazem parte das dicas dos proprietários, preocupados em agradar seus hóspedes.

O escolhido foi o The Collector, que encontrei pelo site Amsterdam Bed and Breakfasts (tem muita coisa legal no site e vale à pena dar uma boa olhada). Ele é sem dúvida um lugar bem especial. O proprietário é um colecionador de … tudo! Copos, tamancos, fantasias, relógios, móveis. É muito bem cuidado, limpo e organizado. Além disso, tem um sistema bem interessante para o café da manhã. A cozinha fica no mesmo andar dos quartos e está aberta o tempo todo. Além de poder usar a geladeira para guardar o que quiser, pode escolher o horário que quer tomar café-da-manhã. Basta se servir e colocar a louça na máquina. Diárias em torno de 100 euros.


O The Collector tem apenas 3 quartos; fiquei no de chão vermelho, que tem sacada compartilhada com o quarto do lado. Embora não tenha privacidade total, é bem agradável ter uma sacada com vista para os quintais arborizados do bairro e observar como a vida se passa nesta cidade que parece de mentira de tão perfeita!

2. O segundo fator foi a localização: queria ficar afastada do centro, do barulho, da loucura. o The Collector fica do lado de lá dos museus, na região sul da cidade e perto do Vondelpark. Para chegar lá, é fácil. O Tram 16 que sai da estação central para quase em frente e chega em aproximadamente 30 minutos.

3. Depois, só andar de bike foi o fator decisivo pra tornar a viagem especial. O The Collector dispõe de algumas bikes para os hóspedes. 2 bikes por 4 dias = aproximadamente 50 euros. Eu já havia alugado bike na cidade, mas não durante toda a estadia. E isso mudou nossa viagem!


Dá uma olhada nas dicas de lugares na região que  eu selecionei e cogite conhecer uma outra Amsterdam.

Parques e canais

O Vondelpark é o máximo. No verão, lota! Tem gente tocando música, fazendo piquenique e até churrasco! Os supermercados por lá vendem umas churrasqueiras descartáveis e a farofa é permitida nesta época em lugares pré-determinados!


Outro parque bem legal é o Sarphatipark, que fica no bairro Pjip. Mais afastado, menos conhecido e, portanto, mais tranquilo. Vale a visita, pois é lindo.



Os canais na região sul da cidade são mais largos que os do centro e alguns tem até gramados na beirada, onde dá para relaxar. Fique atento ao mapa e vai entender onde ficam; são os marcadores em formato de bikes. Explore tudo devagar e vai se encantar com esta região de Amsterdam!




Feira de rua

Zuider Markt – fica numa praça pequena, bem perto do The Collector. Todas as barracas são de babar: de sucos naturais, flores, mel, queijos e legumes e verduras orgânicos. Mas uma em especial chamou minha atenção. Foi a de pães e bolos! Recomendo fortemente os bolos de limão e de cenoura. Caseiro, gosto de bolo de vó, sabe?


Padaria

Broodbakker Simon Meijssen – essa padaria eu já conhecia desde 2010 e tem em vários lugares da cidade.  A variedade de pães é tão absurda que chego a ficar tonta. A focaccia é das mais macias que já provei. O bolo de maçã também muito gostoso. Endereço: Van Baerlestraat, 162 – seg/sáb. 7h30/18h.


Restaurantes e cafés

Café Loedje – localizado numa praça bem tranquila e cheio de mesas na varanda, é super agradável, tem saladas deliciosas e os famosos e típicos bitterballen (bolinho frito holandês)! Os da foto são de carne e estavam crocantes e deliciosos… com cerveja então… ADORO! Fui mais de uma vez e curti bastante esse café! Endereço:  Johannes Vermeerstraat, 52 .



Brasserie Bark – é especializado em peixes e frutos-do-mar. Fique de olho nos pratos do dia para comer o que há de mais fresco. Os pratos são super caprichados. E a torta de maçã também!!! Mas infelizmente a fome me fez esquecer a máquina no quarto. Endereço: Van Baerlestraat, 120; seg/sex – 12/15 e 15h30 -0h30; sáb. e dom. 12/00h30.

Fidelio – é um restaurante que tem de tudo um pouco. Os sanduíches, como o de pastrami, são saborosos e super bem servidos. Um amigo garantiu que lá fazem o melhor hamburguer da cidade…. eu não consegui provar!  Endereço: Stadionweg, 100; seg/dom – 10/22h (almoço a partir das 12h).

Ristoranti le 4 Stagioni – me diz se consigo fugir de uma pizzaria? Fica na mesma praça do mercado, está sempre cheia e a pizza é bem gostosa, individual e enorme! Endereço: Johannes Verhulststraat, 32; seg/dom. 17/23h.

Comprinhas

Hema – na região só fui ao Hema fazer comprinhas. Dá um olhada neste post que falo dele e outros lugares que explorei nesta viagem para comprar minhas coisinhas super coloridas e estampadas!

Albert Heijn – supermercado que tem várias unidades por toda a cidade. Este que indico aqui fica na Museumplein e abre todos os dias da semana até à noite. Nele vende a tal churrasqueira descartável que falei acima.

Mapa da mina


2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page