• Clau Gazel

Arte Contemporânea em Versailles: Penone

Giussepe Penone é o nome do artista italiano, natural de Garessio/Piemonte, nascido em 03.04.1947, convidado para expor nos jardins do Château de Versailles este ano.


Versailles_Penone 1

Os primeiros trabalhos de Penone foram feitos no final dos anos 60, época em que surgiu o movimento denominado Arte Povera (Arte Pobre). Os artistas identificados como pertencentes à Arte Povera recusam o rótulo de movimento artístico, e preferem qualificá-lo muito mais como uma atitude, um comportamento e uma linha de pensamento que visa combater a indústria da arte e o consumismo, mediante a utilização de elementos simples, onde mais vale o processo criativo do que o objeto final da criação. O nome “pobre” vem da preferência por materiais simples e naturais como areia, madeira, corda, terra, juta e outros. Até por isso muitas vezes a arte criada é efêmera, já que sua manutenção torna-se algo muito difícil.

Em suas obras, Penone escancara a matéria, coloca em evidência sua textura e grandiosidade e assim, busca provocar no expectador o questionamento acerca da função da arte e da própria natureza, e da relação de ambas com o ser humano. O escultor italiano sabe explorar, sem dúvida, a beleza das formas dos vegetais, integrando-os, de forma leve, à natureza. Mas também é assim que revela de forma contundente a presença do homem no espaço, seu poder de transformação. A exposição começou em 11.06 e fica até 31.10.2013, nos jardins de Versailles; ter/dom. – 9h/18h; entrada gratuita, exceto às terças (7,50 euros), sábados e domingos (8,50 euros). Veja mais no site oficial do Château. para chegar em Versailles, a maneira mais fácil é pegar o trem RER C, sentido Versailles-Rive Gauche, descer na estação final e andar até o castelo. São apenas 10 min de caminhada e o bilhete de trem a partir do centro de Paris custa 3,40 euros o trecho (6,80 euros ida e volta).

SPAZIO DI LUCE


Versailles_Penone 2

Versailles_Penone 3

Versailles_Penone 4

Versailles_Penone 5

TRA SCORZA E SCORZA


Versailles_Penone

ALBERO FOLGORATO


Versaille_Penone 7

LE FOGLIE DELLE RADICI (vista parcial)


Versailles_Penone 8

As obras espalhadas pelo jardim


Versailles_Penone 9

#GiussepePenone #PenoneemVersailles #ArtePovera #ChâteaudeVersailles #Versailles

0 views0 comments