• Clau Gazel

Big Fernand: atelier do hambúrguer em Paris

Eu não canso nunca de comer hambúrguer.  E já publiquei aqui um guia com 5 lugares que valem à pena em Paris para comer a iguaria. Para quem não entende, algumas explicações do porque em Paris há hambúrgueres imperdíveis: 1. a França é o país da Europa onde mais se consome carne vermelha e tem uma produção considerável de carne bovina de altíssima qualidade; 2. os franceses são imbatíveis em molhos e temperos; 3. não é por aqui que estão os queijos mais cobiçados do mundo? 4. para quem gosta de tomate – eu, particualrmente, sou louca por tomate –  saiba que na França existem mais de 600 tipos de tomates. Sim, 600! ; e 4. coloque tudo isso dentro um pão bem feito! Um pão francês! E voila!

O Big Fernand – Alterier du hamburger é um lugar pequenininho, onde você faz seu pedido no balcão, à la Fast Food… mas de fast food não tem nada. Tudo é fait maison. Os 5 ou 6 caras que trabalham atendendo e servindo são hiper animados e simpáticos, dão risada e antendem super bem a clientela. Tudo com som rolando! Sério, nunca vi tanta animação e bom humor! No cardápio, além de o cliente poder montar sua própria receita,  há 5 opções muito interessantes: Le Fernand – burguer de vaca, toma seco, queijo saint-nectaire; Le Philbert – burguer de frango, pimentão e estragão; Le Victor – burguer de vitela, queijo Fourme d’Ambert (queijo “bleu”), confit de cebola  Alphonse – burguer de cordeiro,  queijo tomme de Savoie, beringelas grelhadas e molho de queijo de cabra; e Bartholomé  – burguer de vaca, queijo raclette, confit de cebola e molho barbecue. Minha escolha foi este último. Dos Deuses: hamburguer suculento e bem temperado, cebolas que derretiam na boca e raclette, que nunca pensei combinar tanto com hamburguer! Para dar o tom final no tempero, o molho barbecue deixa tudo salgadinho na medida. O pão, crocante por fora e macio por dentro. As fritas, infelizmente, deixaram a desejar na crocância, que , para mim, é o aspecto principal para fritas de sucesso! Tem refrigerantes diferentes, como os das marcas Canada DryBionade, uma marca alemã que faz bebidas com pouquíssimas calorias e sabores como lajanja com gemgibre (adoro!), lichia e romã.




Anote: 55, Rue du Faubourg-Poissonnière – 75009; tel. 1 47 70 54 72; metrô Poissonnière, Bonne Nouvelle e Cadet; seg//sáb 12/14h30 e 19h30/22h30; burguers 12 euros e fórmula com fritas e refrigerante ou suco, 14 euros.

#dicasdeParis #ondecomerhamburgueremParis

0 views0 comments