• Clau Gazel

Bohèmes: a nova exposição do Grand Palais de Paris


Ontem fui conferir a nova exposição do Grand Palais, Bohèmes, cujo nome já fascina. Afinal, trata-se de uma exposição sobre os boêmios acontecendo em Paris, ou seja, na terra da boemia por excelência! No entanto, a exposição vai muito além da moderna imagem do boêmio dos Sécs. XIX e XX, esse que viveu pelas ruas parisienses, que morou em Montmartre e Montparnasse e que pulava de bar em bar antes ou depois de concluir mais um poema ou quadro.

A exposição constrói uma linha do tempo que começa a ser tecida no Séc. XII. E mostra que essa figura do homem livre e sem apego, praticamente desprovido de bens materiais, sem casa e sem destino certo sempre fascinou o mundo artístico. Egípcios, ciganos provenientes da África ou povos nômades europeus; ainda que a ele não fosse dado o nome de boêmio, é essa figura marginal e muitas vezes rejeitada que nunca deixou de ser retratada e observada no mundo da arte.

Separe um bom tempo do seu dia (entre 2h e 2h30), pois são mais de 200 obras e muitos textos. E tem até cenário especial… não vou dizer mais senão estraga a supresa! Anote: Grand Palais; qua/seg. – 10/20h (qua. até 22h); 26.09.2012 a 14.01.2013; ingressos 12 euros; metrô Champs-Élysées Clemenceu (linha 1).


#Bohèmes #dicasdeParis #GrandPalais

0 views0 comments