• Clau Gazel

Cinemas em Paris para fugir das superproduções de Hollywood

Para assistir filmes europeus, orientais, latino-americanos, pequenas produções independentes e até filmes antigos não faltam opções em Paris. Mas é preciso ir ao lugar certo. Veja aqui uma seleção – não uma lista exaustiva – de cinemas “alternativos” na cidade. Ela pode ajudar você que, como eu, quer fugir das super produções de Hollywood e dos cinemas com 400 assentos.


No 5e arrondissement

La Clef – com apenas duas salas, dá destaque para filmes orientais, sul americanos e também para curtas. É um cinema à moda antiga; salas pequenas, telas pequenas e pouco espaço entre as cadeiras. E os filmes sempre valem muito a pena. Vira e mexe tem encontros para debates. 34, rue Daubenton – 75005.

Le Desperado – Só exibe filmes antigos e constantemente promove festivais que tem como tema um diretor ou ator que marcaram época. 23, rue des Écoles – 75005.

Reflet Medicis – uma verdadeira instituição do Quartier Latin, fica pertinho da Place de la Sorbonne. Exibe filmes de época com frequência. 3, Rue Champollion – 75005.

Le Champo – também pertinho da Sorbonne,  realiza diversos festivais, com foco em filmes antigos. 52, rue des Écoles – 75005.

No 6e arrondissement

Étoile Saint-Germain – nos pés da igreja de Saint-Germain-des-prés, esse cinema tem apenas uma sala bem confortável e exibe apenas um filme por semana. Dá a nítida impressão de se penetrar numa Paris que não existe mais. 22, rue Guillaume Appolinaire – 75006. A rede Étoile tem mais 3 salas em Paris, no 7e, 8e e Port de Lilás.

Le Nouvel Odéon – cinema independente totalmente renovado em 2009 (projeto de Matali Crasset), é bem confortável, diferente de muitos outros cinemas mais antigos da cidade. Ele tem apenas uma sala, na qual normalmente apenas dois filmes se alternam. Aos domingos de manhã exibe opções para as crianças. 6, rue de l’École de Medicine – 75006.

Le Lucernaire – não é simplesmente um cinema, mas sim um centro cultural. Tem livraria, teatro e promove leituras de peças e discussões. O bar/café/restaurante vive lotado e é bem agradável para “un verre” depois do filme.  53, rue Notre-Dame des Champs – 75006.

No Marais

Le Nouveau Latina – localizado em pleno coração do Marais, exibe diversas produções latino-americanas e é sede de diversos festivais. 20 rue du Temple – 75004.

#cinemasemParis #dicasdeParis #ondeassistirfilmesalternativosemParis #ondeassistirfilmesdearteemParis

0 views

©2019 by Paris na Veia. Proudly created with Wix.com