• Clau Gazel

Endereços para descobrir o 12e arrondissement

O 12e arrondissement é um bairro de Paris limitado pela Bastille, Rue Faubourg-Saint Antoine, Bois de Vincennes e Rio Sena. Embora seja bem grande, tem uma pequena região mais agitada, que agrada demais! Ruas com cara de bairro, bares frequentados por locais, feira de rua, mercado coberto e uma pracinha deliciosa. Para chegar lá, o metrô Ledru-Rolin/linha 8 é uma ótima opção. Ou então, basta descer na Bastille e andar pela agitada e comercial Rue du Faubourg Saint-Antoine. Confira aqui nossos endereços na região!

Ao ar livre

Square Trousseau – um parquinho, um coreto, mesas de ping-pong e muitas árvores… quem precisa de mais? A praça é toda rodeada por cafés e restaurantes, todos simpáticos e com mesas na calçada.


Square Trousseau_A Viagem Certa

Square Trousseau 2_A Viagem Certa

Promenade Plantée – passarela suspensa que acompanha a avenue Daumesnil, da Place de la Bastille até as imediações do Bois de Vincennes, passando pelo Jardin de Reuilly. Projetada por Philippe Mathieux e Jacques Vergely, ela foi construída no lugar de uma antiga linha de trem, que encerrou suas atividades em 1969. Inaugurada em 1989, tem cerca de 4,5 Km e atravessa o 12º arrondissement. Uma opção tranquila e agradável para quem quer fazer sua caminhada ou simplesmente ler um livro próximo às roseiras e longe do caos urbano. Acesso pelas escadarias da Avenue Daumesnil; metrô Bastille/linhas 1, 5, 8.

Para tomar umas

Cave de Prague – localizado numa rua bem tranquila, este bar à vin é um achado. Com um bom espaço e bem arrumado, ali se bebe e se come bem e barato. Peça sugestão de vinho e, para acompanhar, as tábuas de frios da casa. Caso se empolgar, escolha entre azeites, patês e outras delícias expostas nas estantes para levar na mala. 8, rue de Prague; tel. + 33 1 72 68 07 36; seg. 17h/22h30 e ter/sáb. 11h/14h30 e 17h/22h30.

Le Baron Rouge – a poucos metros do Marché d’Aligre, este bar à vin com pouquíssimas mesas tem uma proposta descontraída. Com apenas 4 ou 5 mesas e alguns barris que servem como apoio, a maior parte da clientela bebe e conversa de pé, após escolher entre os inúmeros rótulos de vinho. Para acompanhar, tábuas de frios e queijos. No Inverno – geralmente a partir de Outubro – serve ostras fresquíssimas a preços bem razoáveis. 1, rue Théophile-Roussel; tel. + 33 1 43 43 14 32; qua/sex. 10h/14h e 17h/22h; sáb. 10h/22h e dom. 10h/16h.


baron 2

Para comer

Les Provinces – com uma seleção de carnes de alta qualidade, vinda de produtores de toda a França, o Les Provinces une o útil ao agradável e as carnes que ali são vendidas, são as mesas que vão para a mesa do restaurante. Sim, é um misto de açougue e restaurante. Experimente o Steak Tartare o o hambúrguer. 20, rue d’Aligre; ter/dom. 12h/14h30 (restaurante).


Les Provinces_A Viagem Certa2

Le Square Trousseau – localizada em frente à praça de mesmo nome, essa Brasserie vive cheia, não fecha quase nunca e tem pratos para todos os gostos. Ali ninguém passa fome, já que os pratos são super bem servidos. Destaque para o tartare – e as fritas mega crocantes, a massa com frutos-do-mar e a mousse de chocolate. 1, rue Antoine Vollon; seg/dom. 8h/2h.

Le Charolais – esse bistrô tem o clima do bairro… sem frescura e barulhento, é frequentado por habitués, tem poucas mesas e boa comida. Especialista em carnes, serve ostras durante o inverno. 15, rue de Cotte; tel. + 33 1 43 45 14 72; ter/dom. 12h/23h.


charolais 7

Para adoçar a vida

Blé Sucré – deliciosa pâtisserie e boulangerie localizada em frente à praça (ver abaixo). Clássicos como éclair au chocolat, tarte tatin e opções mais ousadas, como a torta de pêra e jasmim. 7, rue Antoine Vollon; ter/dom. 8h/19h.


Ble Sucre 2_A Viagem Certa

Ble Sucre 1_A VIagem Certa

O mercado coberto mais antigo da cidade

Marché d’Aligre – mercado coberto que data de 1779, rodeado por feirantes de rua. A região oferece tudo o que se pode esperar de um marché em Paris: legumes, frutas, verduras, tecidos, sacolas e carrinhos de feira. Ao redor, lojas de vinho, padarias e restaurantes atraem ainda mais pessoas. Aos domingos são disputadíssimos os lugares para o aperitivo ou o almoço. Rue d’Aligre; ter/sáb. 7h/13h e dom. 7h/14h. No finais de semana há feira livre ao redor também.

Para comprar

Hema – marca holandesa para quem curte uma boa tranqueira, no bom sentido da palavra! Barata, tem itens de papelaria, descartáveis para festas, velas, capas de almofadas, utensílios, louças e até roupas – as de crianças são fofas!  86, rue du Faubourg Saint-Antoine; tel. + 33 1 44 68 02 70; seg/sáb. 10h/20h.

Caravane – loja incrível para quem curte decoração e uma mesa bem arrumada e clean. Destaque para os copos de vidro reciclado e guardanapos e toalhas de mesa em linho.  22, rue Saint-Nicolas; tel. + 33 1 53 17 18 55; ter/sáb. 11h/19h.

#LesProvinces #Caravane #LeBaronRouge #SquareTrousseau #LeSquareTrousseau #MarchédAligre #Hema #oquefazeraoredordaBastille #BléSucré #LaCavedePrague #PromenadePlantée #dicasdeParis #12earrondissement #LeCharolais

1 view0 comments