Nesta sexta-feira, 04 de setembro, começa o Festival Off-Courts em Trouville. O evento, que atinge este ano a 16a edição, tem uma programação intensa distribuída em 9 dias. A proposta não poderia deixar de ser mais interessante.
Em primeiro lugar, é aberto ao público; logicamente a entrada para os filmes depende do número de lugares disponíveis e é preciso pegar as entradas no guichê de distribuição.
Depois, há um verdadeiro intercâmbio cultural, já que o festival é resultado de uma parceria franco-canadense. Mais de 120 curtas serão exibidos, alguns deles de autoria de gente que já está há muito tempo na estrada e também de novos talentos.
E ainda, segundo a forma em que foi concebido o festival, a integração entre o público e os diretores é altamente estimulada. Muitos dos curtas são apresentados por seus criadores, seguidos de debates com a participação do público e de outros diretores. Além da sala de exibição, um espaço totalmente descontraído (Village Off) é organizado onde todos podem se reunir, tomar uma cerveja e curtir a programação musical no final do dia. Também é neste local em que são distribuídos os ingressos para as exibições que acontecem no salão do Cassino da cidade, onde se pode conferir duas exposições de fotos e onde está instalado o laboratório de direção.
No laboratório serão produzidos curtas “in locu”, durante o festival: através de uma imersão na cidade, alguns diretores são convidados a realizar novos trabalhos no prazo de 48 a 72 horas. São três sessões de produção abertas ao público, cujo resultado será exibido nas noites dos dias 6, 8 e 10 na própria Village off.
As exibições normalmente acontecem entre 12h e meia-noite. A programação completa, como é bastante extensa, é bom conferir no site oficial. O evento é uma ótima oportunidade para quem curte cinema alternativo, além de ser a ocasião perfeita para conhecer a simpática Trouville (só 2h de trem de Paris!).
Seguem nosso destaques:
04/09 – 19h – Abertura oficial
04/09 – 20h/22h – Made in Trouville: 8 curtas “made in Trouville” serão exibidos
05/09 – 9h30 -laboratório de produção
06/09 – 10h – laboratório de produção
06/09 – 18h – exibição do primeiro longa da diretora Julie Lambert, “Un film de chasse des filles”
07/09 – 20h – exibição do primeiro longa do diretor Nicolas Boulenger, “Le femme de l’armateur”
08/09 – 10h – laboratório de produção
08/09 – 12h/14h – Made in Trouville: 8 curtas “made in Trouville” serão exibidos
11/09 – 19h – cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios (10 prêmios, sendo 4 eleitos pelo júri e o restante, pelo público)
Comments