• Clau Gazel

Hoje em Paris: Matisse, Cézanne, Picasso… L’aventure des Stein

O Grand Palais, em parceria com o Museum of Modern Art de San Francisco et o Metropolitan Museum of Art de New York, organizou a exposição Matisse, Cézanne, Picasso… L’aventure des Stein.


Joie de Vivre – Matisse (1905)

Os Stein foram uma família de americanos que se mudou para Paris no início do Seculo XX e exerceu um papel crucial na história da arte moderna. Os irmãos Gertrude e Léo passaram a residir na Rue de Fleurus e o irmão mais velho, Michael, com sua esposa Sarah, na Rue Madame. Esses dois endereços se tornaram ponto de encontro da vanguarda artística.  Também foi neles que os Stein, primeiros compradores de Matisse e Picasso, constituíram uma das mais importantes coleções de arte moderna. É nessa história que penetra a exposição: a amizade de Gertrude e Picasso, a ligação entre Matisse e Sarah, o desenvolvimento de Gertrude como escritora, o gosto apurado de Léo, as reuniões culturais na casa de Gertrude, o surgimento do cubismo. Tudo devidamente ilustrado por uma infinidade de obras representativas da coleção dos Stein: Renoir, Cézanne, Picasso, Matisse, Manguin, Bonnard, Vallotton, Laurencin, Gris, Masson, Picabia. Se quiser se aprofundar ainda mais nessa interessante história, leia A Autobiografia de Alice Toklas (Gertrude Stein, trad.  José Rubens Siqueira, Editora Cosac Naif)  e assista Meia-Noite em Paris, de Woody Allen.

Anote: Galeries Nationales du Grand Palais – 3, avenue du Général-Eisenhower – metrô Champs-Élysées – Clémenceau  – sex/seg – 9/22h; ter – 9/14h; qua – 10/22h e qui – 9/20h – de 05/10/21011 a 16/01/2012

#dicasdeParis #exposiçãonoGrandPalais

0 views

©2019 by Paris na Veia. Proudly created with Wix.com