• Clau Gazel

L’Atelier de l’Eclair de Paris

Um templo dedicado à um clássico da patisserie francesa, o éclair, nasce em Paris. O éclair surgiu em em meados de 1850, a partir de um receita que pretendeu revisitar a patisserie anteriormente chamada de petite duchesse. A composição é simples: pâte à choux (massa de origem italiana introduzida na culinária francesa por Cathérine de Medicis que é composta de farinha, manteiga e água ou leite, é levada ao fogo para secar e só depois são acrescentado os ovos), creme de chocolate e cobertura de chocolate.


(Foto do site oficial: L’Atelier de l’Éclair )

Mas já não é de hoje que a iguaria ganha diversificações e pode ser encontrada em diversos lugares nas versões baunilha, café e caramelo. Mas O L’Atelier de l’Éclair ousa ainda mais e trabalha com aproximadamente 8/10 sabores, entre eles citron merenguée (limão com merengue), mangue passion (manga com maracujá – combinação surpreendentemente maravilhosa, azedinho-doce!), fruits rouges (frutas vermelhas) e alguns sabores sazonais, como o de Mont Blanc, que leva creme de marrom e chantilly, numa equilibrada, leve e perfeita alusão ao doce de mesmo nome. Se você deseja provar diversos sabores, não tem problema! Pensando nisso, as belezinhas são preparadas também em tamanho coquetel. A única dificuldade é escolher! Outra inovção fica por conta da éclair salgada: sanduíches de diversos sabores são elaborados com a mesma massa do éclair doce.  Esse eu ainda não consegui provar. Anote: 16, Rue Bachaumont – 75002; seg/sáb. – 11/20h; tel. 01 42 36 40 54; metrô Sentier (linha 3); preços aprox.: 3 euros a pequena e 6 euros a grande.

Consulte mais posts com lugares ótimos para comer éclair em Paris: Patisserie Cyril Lignac; Jacques Genin; La Maison du Chocolat

#ondecomeréclairemParis

0 views0 comments