top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Les Bols de Jean

O nome do restaurante/lanchonete já sugere que tudo é servido em potinhos. Isso não deixa de ser verdade. Mas é uma meia verdade. Os pratos principais bem servido em um bol para lá de especial: dentro de um brioche. Ou seja:  nem sanduba, nem sopa, nem salada, mas um misto de tudo isso.

A ideia mais que original  – é bem gostoso também e não é caro – é de Jean Imbert, chef que explodiu na mídia francesa após ganhar o Top Chef. Há quem diga por aí que não aguenta mais vê-lo na TV.

Entramos por acaso, num dia desses em que a gente dá com o nariz na porta e acaba errando o alvo. Ótimo, já que muitas vezes é assim que acontecem novas descobertas. O lugar espremido lota e a fila acaba escapando para a calçada. Mesmo assim, ela anda rápido. O esquema é muito mais de lanchonete do que de restaurante.

No menu, 3 ou 4 opções de prato e de sobremesa, alguns sucos, refris e água, tudo bem explicadinho no cardápio que fica bem em cima do caixa, na parede. Sem muita enrolação.

Como o cardápio muda praticamente todo dia, não vale muito a pena listar o que tinha quando da nossa visita. O destaque fica por conta do charme e a originalidade de servir um prato dentro de um brioche delicioso, preparado pelo boulanger Eric Kaizer. As carnes do menu são fornecidas por um dos melhores açougues da cidade, de Hugo Desnoyer.

Jean é na realidade um dos chefs dessa nova geração que é super ligado à origem e à qualidade do produto, ainda que seja, por exemplo, um simples pão com queijo para comer no escritório. É este o conceito do lugar e, por isso, lota de gente que vem dos escritórios das redondezas e por isso aceitam pedidos para levar.

Testamos um bol com creme de abóbora, quinoa e ovo poché (9,5 euros).Gostoso, especialmente para uma refeição rápida… melhor do que muitos sandubas por aí. Fora a surpresa ao abrir o pão e ainda encontrar o ovo com a gema molinha no meio do creme. Embora não pareça grande, para aguentar o brioche todo é preciso muito apetite.


Le Bol de Jean_A Viagem Certa 14 - 1 (2)

Até por isso a sobremesa acabou sendo embrulhada e levada para casa e, por isso, ficou de fora das fotos. Mas era um bolinho de pera com salsinha macio, leve e delicioso. Sim, salsinha: chef moderno tem dessas coisas e na maioria das vezes dá certo!


Le Bol de Jean_A Viagem Certa - 1

Le Bol de Jean_A Viagem Certa - 8

Le Bol de Jean_A Viagem Certa - 9

Le Bol de Jean_A Viagem Certa - 10

Le Bol de Jean_A Viagem Certa - 13

Anote: Les bols de Jean – 2 rue Choiseul – 75002; seg/sex. 8h/16h; menu aprox. 14 euros; metrô Quatre Septembre/linha 3.

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page