• Clau Gazel

Maníacos por Picasso

Picasso Mania, a mais nova exposição do Grand Palais, não é uma retrospectiva da obra do pintor espanhol, nem mesmo uma exposição sobre o seu trabalho. Não exclusivamente. Através da exibição de telas e esculturas de mais de 70 artistas ao redor do mundo, a influência de Picasso é incontestável.

Existe um antes e um pós Picasso. Desde seu ingresso no universo artístico, passando pelo escândalo da apresentação de “Les Demoiselles d’Avignon”, pelos rostos pontiagudos de um cubismo muitas vezes incompreensível, pelo chocante e político Guernica, que com crueza declarou ao mundo os horrores da guerra civil espanhola, Picasso marcou. Ele rompeu com amarras das academias de arte. Picasso ousou. Picasso inovou. Sobretudo, Picasso não teve medo de inovar e é esta a principal razão pela qual existe um antes e um pós Picasso.


Picasso Mania 1

Picasso: Minotaure à la carriole, 1936 (coleção particular)

São mais de 70 artistas expostos, entre eles Warhol, Chérie Samba, Jean Tinguely, Yan Pei-Ming, Roy Lichtenstein, Jeff Koons, Maurizio Castelan.


Picasso Mania 4

Érro: Picasso Melting Point, 2014 (Coleção particular)


Picasso Mania 2

Roy Lichtenstein: Still Life after Picasso, 1964 (Coleção Barbara bertozzi Castelli)


Picasso Mania 3

Warhol: Head III (Coleção particular)

Entre os destaques da exposição, uma curiosa montagem em vídeo (Le Tricycle) reúne passagens de filmes, documentários e até mesmo publicidades (da Citroen, é claro) onde Picasso é mencionado, revelando a verdadeira Picasso Mania!

Numa das salas (Un jeune peintre en Avignon), aí sim uma reunião de verdadeiros Picassos de cair o queixo!


Picasso Mania 5

Para você que também é maníaco por Picasso e por arte, anote: Picasso Mania – Grand Palais – 07/10/2015 à 29/02/2016 – seg, qui e dom 10h-20h; qua, sex e dom 10h-22h; 14 euros.

Para mais exposições em Paris neste outono/inverno, leia: http://aviagemcerta.com.br/2015/09/exposicoes-outono-inverno-20152016-em-paris/

#exposiçõesPicasso #exposiçãoPicassoParis #Picasso #blogdedicasdeParis #exposiçõesparis2015

0 views0 comments