• Clau Gazel

Melhor gyoza de Tokyo…. em Paris

Em Paris, assim como em inúmeras capitais mundiais, pode se encontrar restaurantes de todas as nacionalidades. Mas é bem verdade que os orientais não datam de ontem e se espalham pela cidade. Como em São Paulo ou New York, a capital francesa também tem seu bairro asiático (leia mais aqui: tem diversos endereços!). E, necessariamente, tem coisas boas e ruins.

O novo endereço que A Viagem Certa foi testar já foi mais do que aprovado pela mídia local. Afinal, ele ganhou o prêmio de melhor gyoza de Tokyo no ano de 2004 (sim, faz tempo mas eles se orgulham disso e o gyoza é bom mesmo!). No entanto, lógico que é ver para crer, ou melhor, experimentar para aprovar.


Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 13

Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 1

Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 9

Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 11

O Hakata Choten fica na região da Opéra, nos arredores da Rue Sainte Anne. Bem pequenininho no tamanho e no preço, tem apenas 20 lugares e é possível comer bem por 15 euros. O Gyoza é servido nas versões tradicionais, com alho poró caramelizado ou com molho apimentado de feijão.

O tradicional com recheio de carne de porco (5 euros a porção com 5 gyozas) chega fervendo à mesa. Crocante de um lado e bem molinho do outro, com tempero leve, ele vai super bem com o molhinho de pimenta que fica sobre o balcão. Não é com shoyu que deve ser degustado, lembrou a garçonete.


Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 2

Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 3

Porém, o prato principal servido ali é o Ramen, espécie de sopa que leva macarrão de origem chinesa e servida com outros ingredientes como um pedaço de lombo, ovo cozido, molho de pimenta, entre outros. O caldo pode ser à base de shoyu, carne de porco, feijão ou apenas sal. Ali, esse caldo é sempre de porco e fica no fogo por 24 horas. Mas o prato permite uma variação incrível de ingredientes e cada restaurante acaba criando sua própria receita, com toque especial e, muitas vezes, secreto. É o caso deles. E, para quem vai até lá pela primeira vez, lógico que é preciso provar as duas especialidades da casa. O ramen é diferente de tudo o que já comi. O caldo é super forte, gorduroso, com gosto e cheiro pronunciado de carne de porco, no qual vem mergulhado o macarrão fininho. É bem verdade que a cebolinha e o gengibre curtido dão uma boa equilibrada no prato, mas o gosto é bem peculiar. Valeu a experiência, mas é o gyoza que virá para o meu prato da próxima vez!


Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 6

Hakata Choten Restaurante Ramen_A Viagem Certa - 7

Anote: Hakata Choten – 56 rue des Petits Champs; seg/dom. 12h/15 e 18h/22h; gyozas 5 euros a porção; ramen a partir 9 euros; cerveja Kirin 5 euros; metrô Pyramides/linha 7.

Mais posts para saborear gyozas e outras comidas japonesas em Paris: O Lado asiático de Paris; Gyoza Bar; Restaurant Raviolis.

#melhoresjaponesesdeParis #ondecomercomidajaponesaemParis #ondeocmergyozaemParis #ramenemParis

0 views0 comments