top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Meu… preferido em Paris: carnes!

A gente tarda mas não falha. Não quando o assunto é comida. Há algum tempo reuni os infinitos pedidos dos leitores do blog e comecei a série de posts meu… preferido em Paris, com um delicioso post sobre pães e doces.

Hoje é  vez das carnes. Já cansei de ouvir: ah, na França não se come carne como no Brasil. Em termo de quantidade por pessoa, é sim menor. O brasileiro consome em média 40 Kg de carne vermelha ao ano, enquanto o francês fica em torno dos 25 Kg. Mas a França é o país europeu que mais consome carne bovina. Eu me esbaldo e você pode fazer o mesmo.

Steak tartare

Já comi vários, em ótimos restaurantes e bistrôs. Não foram poucos. E o grande eleito é único e ganha disparado de todos os outros.

L’A.O.C. – 14, Rue des Fosse Saint-Bernard – 75005;  ter./sáb. 12/14h e  19:30/23h; tel. 01 43 54 22 52; metrô Cardinal-Lemoine (linha 10). O casal Sophie e Jean-Philippe uniu as receitas de família às lembranças da infância no interior neste aconchegante e altamente recomendável bistrô localizado no Quartier Latin. Sophie se encarrega da recepção e do vinho. Na cozinha, Jean Philippe se dedica às especialidades da casa: carnes provenientes dos melhores produtores da França. Entre  as de caça, destaca-se o sanglier, e, entre os assados, o leitão grelhado (Cochon de lait rôti) e o filé ao molho de pimenta (Cœur de Filet de bœuf normand, sauce au poivre 200 gr). O Steak Tartare (Tartare de bœuf d’ AUBRAC haché à la commande 250 gr) pode chegar à mesa para que você mesmo tempere – isso é costume  no país – ou ser minuciosa e perfeitamente preparado pela simpática equipe do local. Quando sento ali, na mesma mesa de semp[re, é Thierry quem o tempera para mim. Não tem o que tirar nem por!


tartare (1)

Filé au poivre

Le Square Trousseau Brasserie – 1 rue Antoine Vallon – 75012; tel. 33 1 43 43 46 00; metrô Ledru Rollin/linha 8; aberto desde cedo até a madruga (cozinha fecha às 23h). É uma brasserie do grupo Costes no tranquilo 12e arrondissement. Tem pratos ótimos, outros, mais normais, bem condizentes com o que se espera de uma brasserie parisiense que abre o dia todo e o final de semana non stop. Mas o filé é dos Deuses. É beeeeem apimentado, mas essa é a graça. Macio, ele vem nadando no molho,  onde você mergulha as frias fininhas e crocantes. Vale a facada de 35 euros.

IMG_1409
IMG_1412

Xtorras

Não é uma especialidade francesa, mas basca. No entanto. a cada dia mais encontramos a iguaria em Paris. E é na borda do balcão que eu gosto de degustá-la.

L’Avant Comptoir – 9 rue Carrefour de l’Ódeon – 75006; tel. + 33 1 44 27 07 97; seg/dom  12h/23h. Um bar de tapas onde você degusta os melhores e mais saborosos produtos selecionados pelo renomado chef Yves Camdeborde, proprietário também do bistrô vizinho “Le Comptoir”. No pequeno balcão, os clientes se espremem e lutam para pedir o próximo petisco ou uma taça de vinho. O esquema é bem típico: barulho, descontração e todo mundo em pé. Não há cardápio e as tapas disponíveis estão descritas em pequenos cartazes pendurados no teto.  O atendimento é ótimo, com direito a sorriso no rosto; basta aguardar a sua vez. E, acredite: eles sabem exatamente a quem atender.

Hambúrguer

Experimentei de tudo, em tudo que é lugar. Mas o último me pegou de vez. Pena que é um pouco longe, mas o lugar é fantástico e vale a viagem!

Bar da Piscine Molitor – 8 avenue de la Porte Molitor – 75016; seg/sáb. 8h/2h e dom. 8h/0h. Não é um especialista em hambúrguer (26 euros), afinal, é um bar dentro de um hotel. Mas o chef chegou à um equilíbrio ideal e vale cada garfada. A carne é macia e bem alta, servida com rúcula queijo e cebola caramelizada.

IMG_1364
IMG_1362

 Para carnívoros de plantão, a carne mais fresca que o açougueiro tiver

Les Provinces – 20, rue d’Aligre – 75012; ter/dom. 12h/14h30 (restaurante); aproximadamente 25/30 euros por pessoa; metrô Ledru Rolin/linha 8. Ao chegar em frente ao Les Provinces, talvez você se pergunte: açougue ou restaurante? A resposta é: os dois. Com uma seleção de carnes de alta qualidade, vinda de produtores de toda a França, o Les Provinces une o útil ao agradável e as carnes que ali são vendidas, são as mesas que vão para a mesa do restaurante. Steak Tartare (está entre os melhores da cidade!), hambúrguer (macio, acompanhado de bacon de verdade bem crocante), costela de vaca (sucesso danado), entrecôte e tantas outras opções. Embora o restaurante fique aberto praticamente a semana toda, o programa se torna mais interessante nos finais de semana, em que a região do Marché d’Alligre ferve de gente. Até às 14h é possível sentar para comer. Dica: peça as carnes em ponto mal passado e descobrirá o sabor uma verdadeira carne francesa de qualidade.


Les Provinces_A Viagem Certa4
6 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page