top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Meu … preferido em Paris: pães e doces

Quantos email o blog recebe perguntado “qual é o seu…. preferido em Paris?” Não sei dizer…

Mas algumas das respostas estão aqui, neste posts para você saborear!

Tarte au Citron


Tarte Citron Lignac_A Viagem Certa_dicas de Paris 11

Torta de limão… quem não conhece? Na França ela é feita com ou sem suspiro por cima. Como prefiro sem, pois acho que o suspiro adocica demais, a minha escolhida não leva a famosa cobertura.

La Pâtisserie Cyril Lignac – A torta de limão é linda, cheia de estilo e muito gostosa, com uma casquinha crocante toda especial. São dois endereços: 24, Rue Paul Bert – 75011; ter/dom. – 7/20h; metrô Faidherbe Chaligny/linha 8 ou Charonne/linha 9 e 2 rue de Chaillot – 75016, metrô Alma-Marceau/linha 9.

Éclair

No Brasil conhecemos por bomba. De fato, qualquer boulangerie em Paris vende. Mas boa mesmo, não é em todo lugar. E para um éclair inesquecível, o endereço é esse:

Gâteaux Thoumieux – a magnífica pâtisserie de Jean-François Piège e Ludovic Chaussard no 7e arrondissement tem a que julgo ser a melhor éclair au chocolat de Paris. Fina, delicada, com massa leve e sabor bem forte de chocolate amargo. 58, rue Saint-Dominique – 75007; tel. + 33 1 45 51 12 12; seg/sáb. 10h/20h, dom. 8h30/17h; fechado às terças; metrô La Tour Maubourg/linha 8.

Tarte aux fruits rouges


tarte fruits tarte fruits rouges

Frutas vermelhas fresquinhas, sobre uma camada de pâte sablé (massa amanteigada). A do Carl Marletti é dos deuses.

Carl Marletti – ali você encontra éclairs nos sabores chocolate e caramelo (ambas são doce demais pro meu gosto) e a última novidade deliciosa: pistache! 51, Rue Censier – 75005; ter/sáb. 10h/20h e dom. 10h/13h30, metrô Censier Daubenton/linha 7.

Macaron


Macarrons Pierre Hermé

Isso é outra coisa que tem em todo lugar e nem todo mundo faz bem. Mas, o nome que vem à mente, disparado na frente, é Pierre Hermé, sem hesitação.

Pierré Hermé – fez escola na Ladurré e, então, seguiu seus próprios passos. É uma das pâtisseries que mais faz sucesso em Paris. Prepare-se para provar sabores exóticos, com pimenta, bebidas e até queijo! São mais de 10 lojas em Paris, sendo que algumas delas vendem apenas macarons e chocolates. Na loja da Rue Bonaparte você terá acesso a todas as criações do pâtissier, mas ele tem outras lojas espalhadas pela cidade que vendem apenas macarons, chocolates, geleias e bolachas. 72, rue Bonaparte – 75006; seg/dom. 10h/20h; metrô Saint-Sulpice/linha 4.

 Tarte Tatin


tarte-tatin_Patisserie des reves

La Pâtisserie des Rêves – Philippe Conticini revisita clássicos como ninguém e  sua tarte tatin tem a consistência perfeita: a maçã derrete na boca e ao mesmo tempo está impregnada pelo sabor do caramelo, que não chega a endurecer. Um filetinho de massa cumpre seu papel, dando crocância necessária, mas não rouba a cena.  93, Rue du Bac, ter/sáb. 9h/20h e dom 9h/16h; metrô Rue du Bac/linha 12; 111, Rue de Longchamps ter/sáb – 10/20h e dom 9/20h; metrô Rue de la Pompe/linha 9. Neste segundo endereço funciona o salão de chá. Há outros endereços (à conferir no site).

Croissant


croissant

Ah, difícil. Indico logo dois, pois não tem como escolher: tem que provar ambos.

Tout autours du pain; rue de Turenne – 75003; ter/dom. 8h/20h; metrô Filles du Calvaire/linha 8 ou République/linhas 3, 5, 8, 9 e 11.

Maison Gaumer, que tem o melhor croissant que já comi na cidade. 31, rue Monge – 75005; seg, ter e qui/sáb. 7h30/20h30 e dom. 7h30/19h30; metrô Cardinal Lemoine/linha 10.

Baguette


Gontran cherrier

Ah, é difícil escolher a melhor baguette de Paris. Até mesmo porque é impossível experimentar todas. Tem até concurso anual e dá para acompanhar os vencedores, degustar muitas delas. Mas o fato é que a gente acaba escolhendo uma do lado de casa, que seja crocante e que, quentinha, seja irresistível… e fria também! Mas se eu pudesse, é neste endereço que passaria todos os dias:

Gontran Cherrier – 22, Rue de Caulaincourt – 75018; qui/ter. 8/20h; metrô Abbesses/linha 12.

O que você quer saber não está nesta lista? Escreve pra gente, comenta e vamos te ajudar a encontrar o seu… preferido em Paris! Nem que seja pura e simplesmente as melhores e mais crocantes fritas da cidade!

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page