• Clau Gazel

Meus endereços no 5e arrondissement

O 5e arrondissement é o bairro de Paris que engloba o Quartier Latin, a Rue Mouffetard, o Jardin des Plantes, o Phantéon e adjacências de Saint-Michel. Ele é, há 4 anos, o meu quartier, cheio de endereços e lugares que eu adoro, frequento e compartilho com vocês aqui neste post! Aproveite!

PARA DEGUSTAR

FEIRAS – São duas feiras que frequento no bairro. A da Place Maubert Mutualité (metrô Maubert Mutualité/linha 10) acontece às terças, quintas e sábados, das 7h às 13h30. Mas, como fica no Boulevard Saint-Germain, acaba sendo passagem e, por isso,lota demais aos sábados. Mas é muito boa. A minha preferida é a da Place Monge (metrô Place Monge/linha 7). Ela acontece às quartas, sextas e domingos das 7h às 13h30. Adoro o suco de maçãs da barraca que só vende maçãs! E o delicioso manakish, especialidade árabe de dar água na boca! A barraca de queijos da portuguesa (não sei o nome dela!!!) é maravilhosa também! Leia este post e saiba porque uma feira em Paris não é simplesmente um lugar para compras.


Place Monge

FROMAGERIE – O fromager Laurent Dubois já ganhou o prêmio de Meilleur Ouvrier de France. E o que quer dizer isso? Que ele é sumidade no assunto. A Sociedade de Meilleur Ouvrier de France existe desde 1929 e, a cada três anos, escolhe os melhores “artesãos” em determinadas categorias, entre elas a queijaria, premiando aqueles que privilegiam o processo de criação e o respeito aos valores e tradições. É preciso dizer mais de Du Bois? Experimente o Chèvre frais (queijo de cabra fresco), o Comté, o Mont d’Or, o creme de leite vendido a granel, a manteiga bordier, que tem fama de ser a melhor da França e as geleias. 47, Boulevard Saint Germain – Place Maubert Mutualité; ter/sáb. 8h30/19h30 e dom. 8h30/13h; metrô Maubert-Mutualité – linha 10.


fromager

CHARCUTERIE – Também localizada na place Maubert, a Charcuterie Guy Tavergnier tem duas especialidades apreciadas em casa: jambom blanc (presunto cozido) e rosette (espécie de salame)! 47, Boulevard Saint Germain – Place Maubert Mutualité; ter/sáb. 8h30/19h30 e dom. 8h30/13h; metrô Maubert-Mutualité – linha 10.

BOULANGERIE – Uma das lojas de Eric Kayser fica na Rue Monge, pertinho da praça Maubert, e tem uma baguette incrível, com casca bem crocante. Vai tão bem com a manteiga à venda no Laurent de Bois… Mas não deixe para ir encima do horário de fechamento, pois os pães acabam! 8, rue Monge; seg. e qua/dom. 6h45/20h30; metrô Maubert-Mutualité – linha 10. Para croissant, eu prefiro a Maison Gaumer, que tem o melhor croissant que já comi na cidade. 31, rue Monge; seg, ter e qui/sáb. 7h30/20h30 e dom. 7h30/19h30; metrô Cardinal Lemoine/linha 10.

BRULERIE À CAFÉ – Os café da Brulerie Maubert, torrados e moídos no local, tem verdadeiras iguarias vindas da Etiópia, Itália, Brasil e outros países. Grande variedade em chás. Conselhos para adequar sua compra ao seu paladar não irão faltar. Quem sabe não é a ocasião para testar uma verdadeira cafeteira francesa? 3, rue Monge; ter/sáb. 10h/13h30 e 14h30/19h;  metrô Maubert-Mutualité – linha 10. Para mais lugares do mesmo estilo em Paris, leia este post.

BIO – Bio é o termo que se usa para identificar os produtos orgânicos aqui na França. E a Touch of Bio tem de tudo: sucos, massas, frutas, legumes, verduras, queijos, frios e muito produtos sem glúten. A linha de produtos de limpeza é completa e super boa também. 30, Boulevard Saint-Germain; seg/sáb. 10h/20h.

PÂTISSERIES 

Pâtisserie Ciel – vende apenas um tipo de bolo, o Angel Cake, de massa ulra macia e sabor leve! 3, Rue Monge; ter/sáb. 10h30/23h e dom. 10h30/17h; metrô Maubert Mutualité/linha 10.


le ciel 2

Aux Merveilleux de Fred -além dos típicos suspiros, vende um brioche dos deuses! 2, rue Monge; ter/sáb. 9h/20h e dom. 9h/19h; metrô Maubert Mutualité/linha 10.

Carls Marletti – depois de adquirir experiência no Grand Intercontinental e no famoso Café de la Paix, Carl Marletti abriu sua própria loja, no fim de 2007, nas redondezas da Rue Moufettard. Conhecida pelo boca a boca, a pâtisserie de Carl oferece desde opções clássicas, como éclairs, babas e a inigualável tarte aux fruits rouges, ao surpreendente Censier, doce com ganache de chocolate e base crocante que explode na boca. 51, Rue Censier; ter/sáb. 10h/20h e dom. 10h/13h30; metrô Censier Daubenton/linha 7.

PIZZA  – Anna & Jo’s foi eleita a minha pizzaria em Paris, a que vou quase todo final de semana e que, além de perto de casa, é uma delícia. Além de pizzaiolo italiano, usa ótimos produtos e molho de tomate caseiro! 9 rue Pontoise; ter/dom. 12h/23h; metrô Maubert-Mutualité/linha 10.


anna & jo's 2

BURGER – Hamburguer virou moda em Paris. O meu preferido é o da Little Cantine, que tem uma das melhores fritas que já provei por aqui e hamburguer macio, num pão delicioso (by Gontran Cherier). 51, Rue des Écoles; seg. 12h/15h30; ter/qui. 12h/22h30; sex/sáb: 12h/23h e dom. 12h30/16h; brunch aos domingos, reserva sugerida; metrô Cluny-La Sorbone/linha 10.


Little Cantine 3

BISTROT – Meu queridinho L’AOC tem comida deliciosa, é especialista em carnes e tem o melhor steak tartare de Paris! Sophie se encarrega da recepção e do vinho. Na cozinha, Jean Philippe se dedica às especialidades da casa: carnes provenientes dos melhores produtores da França. E o casal recebe seus clientes como ninguém! 14, Rue des Fosse Saint-Bernard; ter./sáb. 12h/14h e  19:30/23h; metrô Cardinal-Lemoine/linha 10.

BAR – O Le Piano Vache fica numa rua tranquila do Quartier Latin. Escuro e descontraído, é o lugar para quem curte rock e o DJ manda muito bem! Há noites especiais de Rock anos 80, Punk Rock e jazz (veja a programação musical aqui). Costuma ficar cheio. Aviso: é impossível querer ir embora cedo!  8, Rue Laplace ter/sex. 12h/2h, sáb. 18h/2h; metrô Maubert Mutualité/linha 10.

BAR DE TAPAS –  O Dans les Landes  é um pedacinho do sudoeste instalado em Paris. O esquema é o tradicional: pratos e petiscos pequenos para dividir entre todos da mesa. Dicas: camembert empanado servido com maçã verde e erva doce (combinação de sabores perfeitas e crocância absoluta), xistorras (espécie de linguiça em tamanho aperitivo) servida com pimenta verde e camarão com molho thai. – 119 bis, Rue Monge; ter/sáb.  12h/23h; metrô Censier Daubenton ou Les Gobelins/linha 7.

SORVETE –  Não é francês, mas é um dos melhores sorvetes de Paris: Gelatti d’Alberto, que fica na rue Mouffetard. 45, Rue Moufettard; ter/dom.  12h/24h; metrô Cardinal-Lemoine/linha 10.


alberto

CREPE – Numa portinha apertada na Mouffetard, a multidão se aperta para comer um dos melhores crepes de rua da cidade. Para o crepe salgado, peça a massa feita com trigo sarraceno, chamada galette. Feito sem pressa, o crepe tem massa bem crocante e enrolada em formato de cone. Opções para o recheio não faltam; são mais de 20, além daquelas que você mesmo pode criar, com ingredientes básicos como queijo, ovo, presunto e bacon. 62, Rue Mouffetard; seg/dom. 12h/23h; metrô Place Monge/linha 7.

PARA PASSEAR AO AR LIVRE

Jardin des Plantes – Um dos parques mais bonitos da cidade. Nele estão localizados a Galerie de Paléontologie (10h/18h, todos os dias da semana, exceto às terças. Ingresso: 7 euros; os esqueletos de dinossauros são sucesso garantido!), a Grande Galerie de l’Évolution (10/18h, todos os dias da semana, exceto às terças. Ingresso: tarifa integral – 7 euros;  gratuito para criança menor de 4 anos) e o Zoológico, chamado Ménagerie (10h/18h, todos os dias da semana, exceto às terças. Ingresso: adultos – 10 euros; crianças de 4 a 16 anos – 8 euros). 36, Rue Geoffroy Saint Hilaire; seg/dom. 7h30/20h (17h no inverno).


jardin des plantes 1

Arenas de Lutece – As ruínas das Arenas são do Século II. Totalmente soterrada, a imensa arena (são 15 mil lugares sentados) foi descoberta em 1869 durante a construção da rue Monge. Hoje é um parque aberto ao público e funciona diariamente das 8h30 às 17h. No verão costuma ficar até 20h. Entradas pela Rue Monge e rue  ; metrôs Cardinal Lemoine/linha 10 ou Place Monge/ linha 7.


arenas de lutece

PROGRAMAS CULTURAIS

Collège des Bernardins -antigo monastério construído no Séc. XXII e recentemente restaurado, é um dos dois imóveis que sobraram da época na cidade; o outro é a Notre-Dame. Além de encontros e debates, promove exposições e muitos shows de música. 20, rue de Poissy; seg/sáb. 10h/18h e dom. 14h/18h; entrada gratuita.

Institut du Monde Arabe – centro cultural que reúne músicas, exposições e debates acerca do “mundo árabe”. Tem um restaurante delicioso e um terraço no último andar com vista maravilhosa da Notre-Dame e do Sena. 1, Rue des Fosses Saint-Bernard; 10/19h; terraço entrada gratuita.


Institut du Monde Arabe_ Paris vista do alto

Mosquée de Paris – 2, bis place du puits de l’Ermite. A Mesquita fica aberta à visitação: sáb./qui. das 9h/12h. e 14h/18h. O salão de chá/restaurante abre diariamente das 9h às 24h. O chá de menta é especial; vale à pena também pelo lugar!


jardim mesquita

RUAS QUE NÃO PARAM NUNCA

Rue Mouffetard – comidinhas, restaurantes, queijarias, bares, lembracinhas e cacarecos. Tem de tudo e é uma delícia.


mouf 3

Rue de la Montagne Saint-Genevieve – a pequena rua que sobre do Boulevard Saint-Germain até o Panthéon ficou famosa nas telas do cinema, com o filme Meia-Noite em Paris, de Woody Allen. É cheia de bares frequentados por estudantes da região. E não para nunca. Pertinho dela fica o bar Piano Vache, que indiquei acima.

COMPRINHAS

L’Arbre a Lettre Librairie – Pertinho da Rue Mouffetard fica esta livraria que, para mim, é uma das mais simpáticas da cidade. 2, rue Edouard Quenu; seg/sáb. 10h/19h30 e dom. 10h/13h30; metrô Censier-Daubenton/linha 7.

Eyrolles Librairie – A unidade é dedicada às artes manuais: costura, tapeçaria, mosaico, origami, patchwork e masking tape, a nova arte de criar desenhos com fitas adesivas coloridas. Já no subsolo ficam os livros e guias de turismo. E acredite: dá para fazer a volta ao mundo! 63, boulevard Saint-Germain; seg/sáb. 9h30/19h30; metrô Maubert-Mutualité/linha 10.

Pharmacie Monge – Não tenho como afirmar qual das duas é mais barata, esta ou acconhecida farmácia de Saint-Germain (CityPharma), pois depende muito do que vai comprar. Mas acho mais confortável fazer compras nela do que na outra e há promoções e preços bem atrativos. Rue Monge; seg/sex. 8h/20h e sáb. 8h30/20h; metrô Monge/ linha 7.

Tout Noté – com itens de papelaria e decoração, essa é a típica loja que me deixa louca. Eu seria capaz de comprar mais de 80% dos produtos que eles tem lá: sacolinhas e caderninhos das marcas La Marelle e Minilabo, Moleskines de todos os tipos, álbuns, bolsas, móbiles, necessaires, porta-moedas, cartões, bonequinhas japonesas, caixas para chá e mais, muito mais! 35, Rue Jussieu, seg./sáb. 10h30/19h30; metrô Jussieu/linhas 7 e 10.


tout note 1

Baptiste Fleurs – De uma pequena porta no 5eme arrondissement, saltam sob a calçada arranjos florais delicados e poéticos que convidam a entrar no mundo de Baptiste. Ele também é responsável pela floricultura situada na loja da Hermès. 51, rue Censier;  ter/sáb. 10h/18h; metrô Censier Daubenton/linha 7.

#5earrondissementdeParis #dicasdeParis #oquefazernoQuartierLatin

1 view0 comments