top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

O lado asiático de Paris


quartier chinois paris-15

Paris tem gente do mundo todo e, como não poderia deixar de ser, tem seus cantinhos asiáticos. No 13e arrondissement, região da Place de Italie, encontra-se o mais antigo e populoso bairro chinês da capital francesa, que, por isso, é a referência no assunto. A poucos quarteirões da Opéra, uma rua inteirinha é tomada por restaurantes e mercados chineses, japoneses e até koreanos. Nos arreadores de Belleville, bairro que constitui uma verdadeira torre de Babel, também se encontra uma leva de imigrantes mais recentes, sobretudo chineses. E, depois de zanzar pelos 3, selecionei os melhores endereços para você conhecer – e degustar – o lado asiático de Paris!

Place d’Italie e Tolbiac – 13o arrondissement

Pho-Thai – Na cozinha está o chef vietnamita Te Ve Pin, que chegou a Paris em 1968, obteve seu diploma e nunca mais abandonou a cozinha. Antes de se instalar no bairro chinês, o chef teve restaurantes em Belleville e no 16e arrondissement. Lá, a dica é comer o delicioso Bo-Bun e tomar uma cervejinha Saigon. Pho Tai – 13, rue Philibert Lucot;  todos os dias 11h30/15h e 19h/23h; fechado às quartas; metrô  Maison Blanche/linha 7.

Big Store – O supermercado é imenso e tudo o que se pode imaginar em termos de legumes, verduras, grãos, molhos e utelnsílios. É preciso cuidado para não se perder lá dentro, pois não é nada difícil! E praticamente impossível sair de mãos vazias. 81, Avenue d’Ivry; ter/dom. 9h/19h.


quartier chinois paris-21

quartier chinois paris-17

quartier chinois paris-11

Rue Sante-Anne – 1e arrondissement (metrô Pyramides/linha 7)

Kunitoraya – neste restaurante que há pouco mudou da rue Sainte-Anne para outra ali perto, o destaque fica para o Udon. O macarrão oriental  bem grosso pode ser servido em forma de sopa, com diversos acompanhamentos como algas, omeletes e camarão empanado. A versão sem caldo, servida com molho frio, é deliciosa para os dias de calor. 1, rue Villedo; seg/dom. 12h/16h e 19h/23h.

Sapporo – também famoso pelos Noodles e pelos gyozas, tem versões de menus bem atrativas  e, por isso, vive com fila na porta. O noodles com legumes são saborosíssimos e bem servidos. 37, rue Sainte-Anne; seg/sáb.

Kadoya – tem de tudo um pouco, mas são os menus quentes que fazem sucesso.28, rue SAinte-Anne; seg/sáb. 12h/14h30 e 19h/22h30.

K-Mart – um supermercado muito bom, mas que não tem um terço do tamanho do Big Store. Mas é um clássico para quem está nas redondezas. 8, rue Sainte-Anne; seg/dom. 10h/21h.


Rue Sainte-Anne 1

Rue Sainte_Anne 3

rue Sainte_Anne 4

Rue Sainte-Anne 2

Kunitoraya 2

Belleville – 19e arrondissement

Raviolis – gyozas em o caldo ou grelhados, deliciosos e por um preço que não tem igual: 15 gyozas por 6 euros! 47, Rue de Belleville; seg/sáb. 12h/14h e 19h/23h.


raviolis

Fotos: Filipe Xavier Nascimento e Claudia Gazel

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page