Buon Giorno!!! Assim você será recebido pela simpática e sempre disposta Dona Helena, brasileira e esposa de siciliano, que há 10 anos coordena a cozinha do restaurante siciliano Taormina, instalado num quarteirão tranquilo da Alameda Itú, entre a Rua Pamplona e a Av. Nove de Julho. Ela faz questão não só de circular entre as mesas, mas também de explicar pessoalmente aos clientes os pratos que estão disponíveis no dia – não há cardápio escrito.
De entrada, Caponata Siciliana: rolinho de berinjela – que tem uma consistência inacreditável, pois se dissolve na boca, recheado com azeitonas verdes e ricota defumada, coberto de molho de tomate – acidez zero, perfeito! Há outra versão com berinjela a milanesa.
Caponata
Alguns dos pratos principais são fusili com molho de linguiça, nhoque com molho ao sugo ou bolonhesa e o exótico mafioso, cuja massa em forma de rodinha chamada Ditalini – vem direto da Sicília para o Brasil – é coberta com cubos de berinjela, ricota defumada, molho de tomate e manjericão, e deve ser comido com colher. Se é bom?!?! É fabuloso!
Mafioso, para comer de colher
Depois, algumas fatias de fruta para limpar o paladar e, na sequência, café à moda italiana, acompanhado de cannoli, esse delicioso rolinho de massa crocante e recheio com creme, com um leve sabor cítrico.
Canolli
Como explica Dona Helena, o restaurante é simples e a comida, caseira. “É para se sentir na casa da nona.” E é a mais pura verdade!
Anote: Alameda Itú, 251, tel. 3253.6276, de seg./dom. para o almoço, cardápio a R$ 28,00, sem bebida.
Comments