• Clau Gazel

Papier Glacé: 100 anos de foto de moda

A nova exposição do Palais Galliera – Musée de la Mode de Paris, Papier Glacé, revê um século de fotografia de moda, passando por grandes nomes que marcaram época através das páginas de revistas como Vogue, Glamour, Vanity Fair e W. São 150 imagens feitas por mais de 80 fotógrafos renomados, a grande maioria delas pertencentes aos arquivos da Condé Nast.

1 Steichen (72)
4 Joffé (72)
Woman silhouetted under red cross
11 Bailey (72)
8 Clarke 1951 Lanvin (72)
5 Coffin (72)
13 Watson (72)
14 Lindbergh (72)

As primeiras fotos expostas remontam ao início do Séc. XX, época em que a Condé Nast começou a construir esta história com a compra das revistas Vogue (1909) e Vanity Fair (1913). Desde então o desafio do grupo foi criar uma linguagem própria. Pautada pelo luxo e originalidade, a Condé Nast sempre teve a fotografia como elemento primordial para a construção da identidade das revistas.

Da foto P&B às fotos coloridas, dos estúdios às ruas, do clássico ao ousado, de Cecile  Beaton à Irving Penn, do simples retrato às silhuetas marcadas: tudo isso você poderá conferir na exposição Papier Glacé. Embora todas as fotos estejam datadas e identificadas, elas não estão organizadas em ordem cronológica – mas sim em temas como decoração, silhueta, rua e natureza morta  –  e os textos explicativos não se aprofundam muito no contexto histórico e artístico das imagens. Não é, portanto, uma exposição sobre a história da moda nem sobre a história da fotografia de moda neste último século, mas sim sobre o caminho das revistas de moda da Condé Nast. No entanto, é um deleite para os olhos: basta deixar-se levar pela elegância e refinamento das imagens e viajar no tempo.

Anote: Palais Galliera – 10, Av. Pierre Premier de Sérvia; até 25.05.2014; ter/dom. 10h/18h; qui. até 21h; ingressos 8 euros; metrô Iéna ou Alma Marceau/linha 9.

#museuemodadeParis #exposiçõesdefotografiaemParis #MuséedelaModedeParis #dicasdeParis #PalaisGalliera

0 views0 comments