top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Perfumes de Firenze

Ao andar por Firenze, se prestar atenção, vai se deparar com diversas farmácias. Mas não são como toda e qualquer farmácia. São farmácias à moda antiga, com balcões de madeira e prateleiras de vidro, em que cosméticos, aromatizadores de ambientes e essências são fabricados segundo métodos seculares. Veja nossa sugestão de roteiro.

Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella: talvez o mais famoso e conhecido desses estabelecimentos, que existe desde 1612. Num prédio suntuoso localizado a pouco mais de 100 metros da estação central, os turistas fazem fila para comprar cremes, sabonetes e shampoos considerados magníficos. Eu adoro os sabonetes de amêndoas (sapone alla mandorla) e de  Iris (sapone latte iris) e a colônia EVA. Hoje a marca é mais conhecida no Brasil, pois tem uma loja em São Paulo, na Rua da Consolação, 3354. Em Firenze: Via della Scala, 16.


Dr. Vranjes – Fragranze d’ambiente: aromatizantes de ambiente em spray ou em fracos com bastões de madeira. Tem uma loja na Via della Spada, 9. Mas para uma verdadeira viagem no tempo, conheça o antigo laboratório do Dr Vranjes neste endereço”Borgo de la Croce, 44 R.


Farmacia SS. Annunziata: linha exclusiva de produtos naturais para mulheres, homens e crianças, cujas receitas datam do século XVI. A sede histórica fica neste endereço: Via dei Servi, 80R. Há também uma outra loja na cidade: Via Maranini Giuseppe, 4.

Bizzarri: fundada em 1842, a casa mudou de endereço, mas conserva sua alma e suas essências. Extratos, óleos essenciais, ervas e aromas. Via della Condota, 32R.

Nesti Dante: a marca nasceu em 1945 em Firenze,  quando Dante Nesti começou a fazer sabonetes em sua própria casa. Hoje um de seus filhos coordena a fábrica, que ainda faz uso dos métodos tradicionais. Não tem loja própria, mas os sabonetes podem ser encontrados em supermercados e lojas de departamentos. Em Firenze, a dica é comprá-los na COIN. Minhas dicas de aromas: figo e cipresso. São magníficos!


2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page