• Clau Gazel

Primavera 2012: o que fazer em Paris


A primavera chegou em Paris. Embora ainda não faça o calor que todos gostariam, o dia já está diferente. Não escurece antes das 19h, as pessoas andam de bicicleta e os terraços dos cafés voltam a ficar lotados. A vontade de ficar pelas ruas, de flanar, de procurar uma nova exposição ou conhecer um museu diferente, de comer uma boa salada, de escolher a fruta mais refrescante do mercado e de tomar um chop ou vinho rosé gelado ao fim do dia começa a retomar forças. Prepare o espírito, pois selecionei vários lugares e programas lugares para que você curta como ninguém esta primavera em Paris.

Exposições

Tim Burton, na Cinemathéque Française – de 07/03 a 05/10/2012.

Matisse – paires et séries, no Pompidou – de 08/03 a 18/06/2012.

Degas e le nu, no Musée D’Orsay -13/03 a 01/07/2012.

Musée Rodin – em 01.04 o museu reabre integralmente suas portas após alguns meses de reforma. Vale à pena conferir.

Monumenta 2012 – Daniel Buren, no Grand Palais – 10/05 a 21/06/2012. Daniel Buren, escultor francês responsável pelas colunas do Palais Royal, é o responsável pelo Monumenta deste ano, evento que explora as enormes dimensões do Grand Palais exibindo obras de arte contemporânea.

Helmut Newton, no Grand Palais – confira a retrospectiva inédita da obra do grande fotógrafo de moda alemão que trabalhou por muitos anos para a Vogue francesa.

Música e espetáculos

Festival Jazz à Saint-Germain – de 20/05 a 03/06/2012. Há eventos pagos e gratuitos. Confira toda a programação clicando aqui.

Cafés com terraço

Café Charlot e todos os demais cafés da Rue Bretagne – são tantos café em Paris e com tantos terraços. Mas tenho uma predileção por essa região do 3º arrondissement e, também, pelo Café Charlot.

Marché des Enfants Rouges – quase em frente ao Café Charlot, é o mercado mais antigo da cidade, badaladíssimo. Tem diversas barracas de comidas: italiana, árabe, marroquina e crepe. Tudo ótimo a preço bem razóável. Dentro dele fica o Bristrot L’Estaminet.

L’Atmosphere Restaurant – ao lado do Canal Saint-Martin, o restaurante tem mesas na calçada, chop gelado e vista para o Canal Saint-Martin. Precisa mais?

Bares para beber e petiscar

L’Avant Comptoir – para tapear em pé, no balcão, e delirar!

Le Baron Rouge – para petiscar queijos e frios acompanhados de vinho.

Chez Gladines e mais bares do quartier de La Butte aux Cailles – para drinks e cervejas, a dica é o Cinq Diamants. Já o Chez Gladines é para tomar sangria na calçada enquanto aguarda uma mesa.

E para não dizer que não falei das flores

Todo parque em Paris tem seu charme, especialmente como o início da primavera. Mas sugiro se afastar um pouco do centro e respirar outros ares: Promenade Plantée, Parc Floral, Parc des Buttes Chaumont e Parc Montsouris.

#dicasdeParis #primaveraemParis

©2019 by Paris na Veia. Proudly created with Wix.com