top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Quartier Montorgueil em Paris: cafés, bares, compras e mais

A Rue Montorgueil é uma dessas típicas ruas parisienses de pedestres: cheias de cafés, boulangeries, lojas, queijarias, mercearias e, obviamente, muita gente. Localizada nos 1º e 2º arrondissements, região que é considerada o centro da cidade, dá a impressão de não parar nunca. E não é só impressão. Fotos: Laura Próspero








A minha dica é conhecer não só a Rue Montorgueil – que tal começar o passeio por ela, sentar-se no terraço de um de seus agradáveis cafés, comprar queijos, frutas e legumes e provar algumas patisseries? Tire o dia para curtir a região. Por ali, cada vez mais surgem coisas legais e descoladas, provando que o bairro supera as marcas do tempo e comporta novos ares. Com os endereços certos em mãos, garanto que você vai aproveitar.

Para comer

Blend Burger Gourmet – ingredientes frescos e de qualidade inquestionável, especialmente a carne preparada por um dos melhores açougues da cidade, o de Yves-Marie Le Bourdonnec, com quem a lanchonete fechou uma parceria para fornecimento com exclusividade de produtos de primeira linha. No menu são 8 opções de hambúrgueres, incluindo receitas com frango e também uma vegetariana. 44, rue D’Argout; seg/sáb. – 12/15h e 19h30/23h e dom. – 12/16h.

Para beber

Le Café Noir – é um bar cheio de estilo e personalidade, com música alta e um balcão grande e delicioso, do qual não dá vontade de sair. O público jovem, moderno e descolado parece ser formado por habitués do bairro, vindo das lojas da moda nas redondezas, em ritmo de happy hour. 65 rue Montmartre; seg/sáb até 2 da manhã.

Para gourmandises

L’Atelier de l’Éclair – Um templo dedicado à uma das patisseries mais famosas de França, com sabores ousados como  citron merenguée (limão com merengue), mangue passion (manga com maracujá – combinação surpreendentemente maravilhosa, azedinho-doce!), fruits rouges (frutas vermelhas) e alguns sabores sazonais, como o de Mont Blanc. 16 rue Bachaumont; seg/sáb. – 11/20h.

Para compras

Roupas e acessórios

KILIWATCH – É o brechó mais famoso de Paris e para quem embarcou na onda retrô, é o paraíso. Ele não trabalha apenas com roupas usadas e também tem marca própria. Mas achei algumas roupas novas bem carinhas. 64 rue Tiquetonne; seg – 14/19h; ter/sáb – 11/19h30.

YA YA Store – uma lojinha pequena, espremida, mas com grande conteúdo. Tem roupas e bijoux mega descoladas, no melhor do estilo hippie arrumadinha, bem com cara de parisiense e pegada folk. 55 rue Montmartre.

58 M – uma loja de sapatos onde tudo, absolutamente tudo é desejável… e caro. Tem marcas diferenciadas como Ancient Greek Sandals, Chie Mihara  Marc Jacobs e Alexandre Marail.  58 rue Montmartre; seg/sex. – 10h/19h e sáb. 10/19h30.

Roupas infantis e brinquedos

Not So Big – roupas infantis coloridas e divertidas, para quem curte algo estilo Ronaldo Fraga e Santa Paciência. Os pijamas são demais! Tem também móveis e artigos para decoração, além de brinquedos educativos que até os adultos ficam com vontade de brincar. 38 rue Tiquetone.

Armarinhos

La Droguerie – Essa é “A LOJA” de armarinhos. Peças para montar bijuterias, lãs de todas as cores, texturas e materiais (tem lã 100% algodão), botões de todos os formatos, tamanhos e cores, fitas de todos os modelos possíveis e imagináveis, tecidos estampados lindos e delicados, kits de costura e de tricô. 9 rue du Jour; seg. 14/18h45 e ter/sáb – 10h30/18h45.

Utensílios de cozinha

La Bovida – loja de artigos de cozinha que vende só o que há de melhor, em marcas tradicionais e também há artigos de marca própria. Panelas, frigideiras, woks, tábuas de corte, facas, copos, taças, passando por fogões industriais, uniformes e até temperos em embalagens tamanho família.  36 rue Montmartre; seg/sáb. – 10/20h.

E. Dehillerin –  é uma loja de artigos de culinária que existe desde 1820 e atende chefs não apenas de restaurantes de Paris, mas do mundo todo. Lá você não irá encontrar marcas comerciais que são vendidas em lojas de departamento por toda a Europa, mas sim produtos tradicionais e de qualidade inquestionável. 18-20 rue Coquilliere; seg/sáb. – 9/18h (apenas na segunda-feira fecha para almoço das 12h30/14h).

Mora –  Especializada em utensílios de cozinha, a loja  existe desde 1814 e fica no centro de Paris. Nas prateleiras você pode encontrar formas para bolos e biscoitos, corantes, aromatizantes, facas, panelas, frigideiras, saladeiras, guardanapos, sorveteiras e batedeiras profissionais e mais uma infinidade de produtos. 13 rue de Montmartre,  seg/sex – 9/18h15 e sáb. 10/13h e 13h45/18h30.

Epiceries

G Detou – G. Detou e fica na mesma rua da L’epicerie de Bruno. Como o próprio nome diz, lá tem de tudo. Explico. Trata-se de um jogo de palavras,  pois “J’ai de tout”  quer dizer “tenho de tudo” e lê-se exatamente como G. Detou. Os pistaches, amêndoas, castanhas (tem castanha do pará e castanha de cajú também!), damascos, peras e outras frutas secas são de encher os olhos. Além disso, tem temperos como mostarda dijon, enlatados como sardinhas e atuns, compotas de frutas, chocolates, massas, cogumelos, salmão defumado e até trufas.  Vale lembrar que tudo é escolhido a dedo e muitos dos produtos ali vendidos não são encontrados em nenhum outro lugar de Paris. Tudo para atender a exigente e fiel clientela do local. 58 rue Tiquetonne; seg./sáb. – 8h30/18h30.

L’épicerie de Bruno – um lugar incrível, com todo jeito de mercearia à moda antiga, onde você poderá encontrar mais de 160 tipos de pimentas,  além de ervas aromáticas, chás, baunilhas, sais especiais (com os de Camargue e de l’Ile de Ré), arroz para risotto e chocolates de qualidade superior. E certamente Bruno estará lá disposto a lhe explicar em detalhes cada um de seus produtos. 30 rue Tiquetonne; ter/sáb – 10h30/14h30 e 15h30/19h30.

Visualizar Quartier Montorgueil – A Viagem Certa em um mapa maior

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page