top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Sabores do Sudoeste no Marché de Biarritz

Dizer que um marché  francês tem vida própria chega a ser um pleonasmo. Quando se trata de um marché numa cidade de praia no País Basco essa máxima pode ser multiplicada por dez. Em Biarritz em pleno verão, multiplique por 50: uma visita ao marché local é diversão garantida.

Conhecida como berço do surf na França, surgido na cidade em 1957 quando Peter Viertel e Dick Zanuck trouxeram da Califórnia as primeiras pranchas que deslizaram na costa basca, Biarritz é envolvida por um clima especial, que une praia, surf, altas temperaturas e uma gastronomia inigualável. A vida ali tem um gostinho diferente, típico do país basco, temperada pela maresia do Atlântico.

Localizado a apenas 400 metros da Grande Plage – ela é o principal ponto do campeonato anual de surf da cidade – o recém reformado mercado da cidade (Les Halles de Biarritz), que data de 1885, reúne tudo isso. Aberto todos os dias da semana das 7h às 13h30 o mercado atrai não somente habitantes de várias cidades da região que procuram produtos de qualidade; eles se mesclam aos turistas que vêm curtir a praia e, sobretudo, a noite numa das mais agitadas cidades do país basco. Dentro do mercado as barracas de produtos locais como o jambon de Bayonne, foie-gras, piment d’Espelette se misturam aos bares, onde é possível já tomar o primeiro apéro do dia.


Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 16

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 10

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 1 (2)

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 3 (1)

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 4

Uma feira exterior com produtos artesanais, bijoux, acessórios e essas tranqueiras que a gente adora comprar em viagens também agita a pracinha localizada na parte de trás do mercado.


Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 23

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 17

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 25

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 20

Com o fechamento de suas portas na hora do almoço, as ruas ao redor do mercado continuam cheias e até mesmo suas escadarias acolhem aqueles que não querem ir embora nem por decreto. O Bar Jean, especialista em tapas, não para nunca!


Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 7 (1)

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 2 (2)

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 5 (1)

E à noite começa tudo de novo! O Le Comptoir du Foie Gras, especialista na iguaria, invade as calçadas e a rua lateral que, interditada ao cair da tarde, dá lugar aos toneis de vinho, que acabam servindo de mesa. Presunto cru, queijos de ovelha, foie gras e tapas: tem petiscos para degustar até virar expert na art de vivre basca!


Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 1 (4)

Biarritz_ Marche_A Viagem Certa - 1 (3)

Biarritz_ Bar Foie gras - 1

Biarritz_ Bar Foie gras - 9

Biarritz_ Bar Foie gras - 3

Biarritz_ Bar Foie gras - 11

Se a sua estadia na cidade for de mais um dia, não sinta peso na consciência em repetir o programa: ele merece e você também!

Anote:

Les Halles Biarritz – rue des Halles; seg/dom. 7h/13h30; noturno durante o verão (em 2015 todas as quartas, 18h30/00h);

Le Comptoir du Foie Gras – 1, rue du Centre: ter/dom. 18h/14h e 18h/23h (domingo só para almoço); no verão funciona sem interrupção (seg/dom. 8h/23h);

Le Bar Jean – 5, rue des Halles; 9h/16h e 18h30/1h (fechamento semanal terças e quartas).

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page