• Clau Gazel

Saint-Paul de Vence: arte e gastronomia com ares do mediterrâneo


Saint Paul de Vence_1

A apenas 20 Km de Nice, o pequeno vilarejo medieval não atinge os 4.000 habitantes. Localizada no alto de uma montanha, entre os Alpes e o Mediterrâneo, a cidade murada tem uma vista de perder o fôlego e reúne diversas atrações culturais, como  a Chapelle Folon e o Musée de Saint-Paul, além de galerias de arte e restaurantes onde é possível degustar os sabores da região.

Embora o mais comum sejam as viagens de bate-volta a partir da Côte d’Azur, dormir na cidade é a melhor ocasião de mergulhar no mundo mágico de Saint-Paul-de-Vence, já que atividades não faltam. E o que fazer lá?

1. Admirar o que ainda resta das muralhas construídas na cidade durante Idade Média (Porte de Vence e Tour de l’Esperon);

2. Caminhar à beira das muralhas construídas no Séc. XIV durante o reinado de François I;


Saint Paul de Vence 2

3. Visitar as igrejas e capelas e seus afrescos e obras de arte, em especial a Église de Saint-Paul, construída durante os Séc. XIV e XVIII, e a Chapelle des Pénitents Blancs (também chamada Chapelle Folon),  que no início do ano 2000 foi decorada pelo artista belga Jean-Michel Folon, frequentador assíduo de Saint-Paul;


Saint Paul de Vence 4

4. Seguir os passos de Chagall, que ali viveu aproximadamente durante 20 anos;

5. Se deixar encantar com a magnífica paisagem e a incrível luminosidade do Mar Maditerrâneo, apreciada por artistas como Soutine, Signac e Dufy;


Saint Paul de Vence 5

6. Fuçar nas diversas galerias e sonhar com as obras de arte das vitrines;


Saint Paul de Vence 3

7. Visitar, sem pressa alguma, a Fondation Maeght (leia um artigo completo sobre ela aqui);


Fondation Maeght 1

8. Se perder entre as lindas ruelas do vilarejo, passando pela Place de la Grande Fontaine, que, como o próprio nome diz, abriga a grande fonte construída em meados de 1850;

Saint Paul de Vence 6
Saint Paul de Vence 7
Saint Paul de Vence 8
Saint Paul de Vence 9
Saint Paul de Vence 14
Saint Paul de Vence 11
Saint Paul de Vence 10
Saint Paul de Vence 13
Saint Paul de Vence 15
Saint Paul de Vence 12

Informações úteis e outras dicas na cidade

– Site oficial de Saint-Paul-de-Vence – www.saint-pauldevence.com

Cultura

Fondation Maeght – aberta todos os dias do ano; outubro a junho – 10h/18h; julho a setembro – 10h/19h; ingressos 15 euros.

– Chapelle Folon –  capela do Séc. XVII e que abriga diversas obras de Jean-Michel Folon. Place de l’église; 01 abril a 30 setembro, de 11h à 13h e de 15h à 18h; de 01 de outubro a 31 de março de 14h à 17h.

– Musée de Saint-Paul-de-Vence – numa casa do Séc. XVI, diversas exposições colocam em evidência a marcante presença na cidade de artistas como Chagall, André Verdet e Jacques Prévert. 2 rue Grande, de 01 de outubro a 31 de maio, de 10h à 18h; de 01 de junho a 30 de setembro, de 10h à 19h. Fechamento das 13/14h aos domingos e feriados.

– Tour Guiado “Nos Passos de Chagall” – o artista viveu na cidade por mais de 20 anos e o tour guiado leva o visitante a penetrar nesta história. 5 euros por pessoa, disponível em . Reservas e informações:  serviceguide@saint-pauldevence.com.

Galerie Le Capricorne – Há mais de 25 anos em atividade, tem importante seleção de obras de Picasso, Chagall, Matisse e Braque, entre outros.  15 e 64 rue Grande; seg/dom 9h30/19h.

Gastronomia e hospedagem

Restaurant Le Tilleul – num terraço enorme, debaixo da sombra de uma grande árvore e com uma vista magnífica, é o local ideal para experimentar a cozinha local, simples, mas com produtos frescos e de ótima qualidade. Place du Tillleul; seg/dom. café da manhã a partir de 8h30, almoço 12h/15h, salão de chá 15h à 18h e jantar 19h30/22h.

Les Mas de Pierre – localizado ao pé da muralha da cidade medieval, o hotel 5 estrelas oferece hospedagem de luxo em meio às oliveiras centenárias da região. À frente do restaurante estão os chefs Michel Rostang (chef 2 estrelas no Michelin por seu restaurante parisiense) e Emmanuel Lehrer. 2320 Route des Serres.

Hôtel Le Saint-Paul – tendo conquistado recentemente sua quinta estrela, este hotel afiliado ao Relais et Châteaux tem apenas 16 quartos decorados com todo o charme da Provence. Também tem concorrido restaurante de alta gastronomia. 86 rue Grande.

Como chegar a Saint-Paul de Vence

A partir de Paris, é possível pegar o TGV (trem de alta velocidade) até Nice e, de lá, um ônibus (Autocar n. 400) até Saint-Paul. Para todos os detalhes de transporte, clique aqui e onsulte o site da cidade.

#quaiscidadesvisitarnaProvence #dicasdosuldaFrança #dicasdaProvence #Provence #SaintPauldeVence

0 views0 comments