• Clau Gazel

Verão é tempo de Jazz em Paris

Não é de hoje que Paris foi tomada – no bom sentido – pelos bares de Jazz. A história nos remete ao período entre guerras, mas foi sobretudo após a Segunda Guerra Mundial que diversos músicos americanos vieram para Paris e começaram a construir essa história de amor que já dura mais de meio século. Hoje, Paris respira Jazz, especialmente no verão, época em que é possível assistir shows ao ar livre, aproveitando muito do que a cidade oferece.

Neste ano a foi aberta com Festival de Jazz de Saint-Germain-des-prés, que acabou no ultimo dia 25. O próximo grande evento começa no próximo final de semana e dura praticamente 2 meses.

O Festival de Jazz de Paris prevê uma intensa programação no Parc Floral. São 8 finais de semana e 31 shows tendo como pano de fundo o imenso jardim, repleto de flores e árvores das mais diversas espécies. Um cenário perfeito para se jogar na grama, fazer piquenique e curtir a música tranquilamente. Para este 22a edição, esperando ainda mais do que os 100 mil visitantes atingidos no ano passado, o festival inova e homenageia 4 grandes cidades do mundo – Londres, Roma, New York e Bamako – estimulando assim um verdadeiro intercâmbio cultural através da música. Para a programação completa, o site oficial explica tudo certinho, e está organizado por mês e final de semana (clique aqui).


Paris Jazz Festival 2015

E onde mais ouvir Jazz em Paris? Veja nossa seleção e aproveite o verão em Paris!

Rue des Lombards

Duc des Lombards – 43 bis, Boulevard de Sébastopol; metrô Châtelet. A mais famosa casa de jazz de Paris, numa das ruas mais “musicais”da cidade. O restaurante não é sofisticado, mas  é gostoso e vale pelo programa. Jam Session todas as sextas e sábados (entrada gratuita, mas com consumação). Às segundas, às 19h, também há shows com entrada gratuita e transmissão ao vivo para a TSF Rádio.

Sunset-Sunside – 60, Rue des Lombards; metrô Châtelet. Praticamente vizinho do Duc des Lombards. Com uma agenda bem carregada, tem ambiente bem mais despojado que o Duc des Lombards.

Le Baiser Salé –  58, Rue des Lombards; metrô Châtelet. Vizinho das duas casas acima, faz mais o estilo despojado do Sunset e tem um bar bem “sympa” para tomar uma antes do show.

No coração de Saint-Michel

Le caveau de la Huchette – 5, rue de la Huchette; metrô Saint-Michel/linha 4. Localizado no coração do Quartier Latin e a poucos metros da Notre-Dame, este bar cheio de “habitués” é o único lugar em que se dança ao som de jazz em Paris. O seu nome não é à toa: a sala de dança fica no subsolo, como uma verdadeira cave.

Com vista direito à vista de Belleville

Le O’Paris – 1, rue des Envierges;  metrô Pyrénées/linha 11. Lá no alto, com a mesma vista magnífica – e única! – que se tem no Parc de Belleville, esse bar super simpático fica cheio no verão e às terças tem shows de jazz.

Esta lista está bem longe de ser exaustiva! Contamos com sua colaboração nos comentários!

#LeOParis #baresdejazzdeParis #ondeouvirJazzemParis #SunsetSunside #LeBaiserSalé #dicasdeParis #festivaldeJazzdeParis #CavedelaHuchette

0 views0 comments