O rei da Pop Art invade a cidade neste outono com uma super exposição em Paris. Mas ao contrário das críticas emitidas acerca do aspecto repetitivo e/ ou monótono da obra de Warhol , o Musée de l’art Moderne de la Ville de Paris coloca em evidência justamente o aspecto ilimitado da obra do artista.
Totalmente livre e desvinculado de qualquer regra ou imposição acadêmica, Warhol construiu um universo próprio, que marcou a história da arte a partir dos anos 60. Controverso e polêmico, sem dúvida.
Porém grande parte de sua imensurável criatividade está atrelada justamente à maneira como abordou o público, ora através do caráter provocativo – como é o caso do trabalho desenvolvido com o grupo The Velvet Underground nos anos 70 – ora pelo caráter surpreendente – como é o caso da instalação “Du vent” (vento), em que balões em forma de travesseiro voam pela sala, entre os visitantes. O caráter político do trabalho de Warhol, que tecia críticas ácidas e graves à sociedade americana e à sociedade de consumo no geral, também ganha destaque especial na exposição de Paris. Para você que deseja penetrar um pouco mais no mundo de Warhol, anote: Musée d’art Moderne de la Ville de Paris – 02/10/2015 à 07/02/2016 – ter/dom 10h-18h (qui até 22h); 12 euros.
Comments