top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

6 lugares para curtir o verão parisiense à beira d’água

Quem não tem praia, curte rio. O ditado não existe nos dicionários informais, mas aqui em Paris pode-se dizer que ele é uma máxima. E vale tudo: deitar na beiradinha, fazer piquenique, dançar e até molhar os pés! Veja a nossa seleção de 6 lugares para curtir de verdade esse jeito tão parisiense de aproveitar o verão! Ah, não esqueça o vinho, a cerveja, o pão, as frutas, o sanduíche. E o relógio, deixe em casa ou no hotel…

Canal Saint-Martin

O Canal Saint-Martin é um dos lugares mais disputados quando faz calor em Paris. Cheio de bares e restaurantes legais e descolados, muitos que não fecham durante o dia, é um programa e tanto. E vale – ou não? – até colocar o pé dentro d’água!


canal 3

Canal de L’Ourcq

Hoje em dia, a região do Canal de l’Ourcq e do Bassin de laVilette virou um super programa para os parisienses, especialmente nos dias de altas temperaturas! Ali não há, como na região do Canal Saint-Martin (10e arrondissement), bares, restaurantes e lojas moderninhas e descoladas que roubam a atenção; o programa principal é se largar nas margens do canal e ver o dia passar. O terreno em terra fina é perfeito para a prática de petanque, esporte que parece bocha, mas que não é e do qual eu não entendo nada! Antes um esporte de terceira idade, hoje, o esporte da moda no verão! O piquenique também não tem hora para começar nem para acabar; basta gelar o vinho rosé! Alguns barcos (peniches) funcionam como bar e abrigam até peças de teatro. Uma ciclovia margeia todo o canal e leva você até o Parc de la Villette.


Bassin La Villette 2

Quai Saint-Bernard

Nos dias quentes, algumas das ruas que levam à margem do Sena chegam a ter “trânsito”de pedestres, sedentos por um lugar à beira do rio. Mas tem um cantinho especial, que tem um gramado e aí dá para se jogar com um pouco mais de conforto. Na margem esquerda do rio, entre as pontes Sully e Austerliz o espaço é disputado, especialmente porque ali durante todo o verão acontecem as aulas de dança. E é uma delícia para “piqueniquer”!


Qui saint bernard_a viagem Certa

Quia siant Bernard 2_A Viagem Certa

Quai de Béthune

Numa das pontas da Ile Saint-Louis, na margem que fica bem em frente ao Quai Saint-Bernard, pode-se dizer que há quase uma praia no cimento. É bem ali que as pessoas costumam se bronzear nos dias mais quentes do ano! Um metro quadrado tão disputado quanto os raios de sol em Paris!


sena 2

sena 1

Quai François Mauriac – BNF

Bem aos pés da Bibliothèque Nationale de France e afastados do burburinho do centro, há  vários barcos (peniches) estacionados que ficam lotados. Em todos eles é possível se servir e sentar à beira do rio, bem à vontade, na calçada mesmo ou nas deliciosas espreguiçadeiras disponibiizadas pelos bares. Ou então curtir um som; a maioria deles tem música. O La Dame de Canton tem pizzaria com forno à lenha, vinho rosé gelado e programação de shows. O Nix Nox também é bem legal: chopp, mojito, tábuas de frios e queijos. O Le Petit Bain tem DJ no deck do barco e recebe um público bem descolado.  E um segredinho: a região é cheia de franceses! E para aproveitar, não tem hora: almoço, fim do dia e até de noite. Confira toda a programação nos sites se pretende ouvir música ou ver algum show. E para uma cerveja, basta correr pra lá antes que o verão acabe!  Funcionamento apenas na Primavera e no Verão; estação Quai de la Gare/linha 6.


Peniches Sena_A Viagem Certa_dicas de Paris2

Peniches Sena_A Viagem Certa_dicas de Paris1

Les Berges de Seine

Entre as pontes Alma e Royal a beira do rio se transforma para acolher parisienses e turistas. Les Berges de Seine é um evento que reúne diversas atividades esportivas e de lazer durante toda a primavera e o verão. Bares, pista de corrida, muro de escalada, aulas de alongamento etc. A melhor coisa é dar uma espiada no site para conferir as atividades que acontecem dia-a-dia. O site oficial é http://lesberges.paris.fr/.

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page