top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

A Liberação de Paris é tema de exposição fotográfica no Musée Carnavalet


mccc_exposition_affiche_de_lexposition_de_1944_A Viagem Certa_dicas de Paris

Foto: Musée Carnavalet (detalhe do cartaz da exposição)

O Musée Carnavalet comemora os 70 anos da Liberação de Paris, ocorrida em 25 de Agosto de 1944. Através deuma coleção de mais de 200 imagens, a exposição “Paris Liberé, Paris Photografié, Paris Exposé” mostra como Paris teria se liberado das tropas alemãs.

Na realidade a exposição atual se baseia em uma outra realizada no próprio museu em novembro de 1944, quando o seu  curador, François Boucher, com o intuito de não deixar a história se perder, mobilizou toda a imprensa para reunir fotos da Liberação, catalogando e fazendo os registros pertinentes. À ocasião, a exposição causou imensa comoção.

Passados 70 anos, a abordagem hoje feita pelo Mussée Carnavalet é outra. Mais histórica e próxima dos fatos,  ela tem enfoque na produção fotográfica e no papel da imprensa durante a guerra. Através de relatos e documentos, é possível compreender que as imagens divulgadas à época podem hoje comportar inúmeras outras interpretações e, com a imensidão de fatos e detalhes revelados, causar emoções diversas daquelas até então provocadas. Relatos em torno da dificuldade do trabalho dos fotógrafos e jornalistas, da pressão que sofriam as agências de notícias, da militância feminina, do ínfimo armamento que chegou às mãos da resistência e tantos outros detalhes mostram um lado que muitas vezes ficou por trás das câmeras e que não foi parar nos jornais.

Com um percurso extenso, mas bem delimitado, a exposição se divide em temas: O cotidiano da população durante a ocupação; Insurreição e barricadas; Chegada do Batalhão do General Leclerc; A Cruz Vermelha; Testemunho de fotógrafos amadores; O Desfile; Os Aliados. Uma série de vídeos enriquece a exposição.

A dica é ir sem pressa e com paciência de ler os inúmeros textos em inglês, francês ou alemão. E, lógico, tem que curtir o tema, pois há fotos que podem chocar. Mas é sem dúvida uma ótima ocasião para descobrir esse incrível acervo fotográfico do Musée Carnavalet.

Anote: Musée Carnavalet; 16, rue des Francs-Bourgeois – 75003; ter/dom. 10h/18h; ingressos 8 euros; até 28.02.2015; metrô Saint-Paul/linha 1. Para se aprofundar ainda mais, veja também a exposição que está no Hôtel de Ville (Libération de Paris – Août 1944, Le Combat pour la liberté).

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page