• Clau Gazel

A Viagem Certa no Jornal O Globo – Caderno Ela

No último sábado, 08.12.12 o Caderno Ela do Jornal o Globo exibiu uma matéria sobre o blog A Viagem Certa. E está recheada de dicas legais também! Confira.


BRASILEIRA SUGERE PROGRAMAS QUE NÃO ESTÃO NOS GUIAS TRADICIONAIS – por Bety Orsini

Há quatro anos, quando decidiu largar tudo no Brasil e ir morar em Paris com o marido, que atualmente faz doutorado na Sorbonne, a advogada Claudia Ferrari Kronka Gazel, de 35 anos, criou o blog “A viagem certa”, que acabou virando um negócio: ela faz roteiros parisienses fora do mainstream, como piqueniques com tudo organizado; passeios às melhores delis, como a Grande Épicerie; e tem sempre dicas de lojas descoladas e restaurantes bacanas. No início, Claudia estava mais focada nos passeios com turistas, mas as coisas deram uma guinada.

— Atualmente, ofereço serviços terceirizados de passeios com guia pela cidade e saídas fotográficas também. Mas, como meu negócio é muito mais escrever e meu público é basicamente composto de pessoas mais descoladas, meu principal foco passou a ser os roteiros personalizados.

Claudia comenta que a maioria das pessoas que lê o seu blog acompanha outros blogs, sites e compram guias e revistas.

— Isso é enriquecedor. Mas na hora de programar uma viagem, atrapalha mais do que ajuda. São milhares de páginas para transformar num roteiro de quatro ou cinco dias. Aí entra a minha experiência. Procuro entender o que a pessoa espera da cidade, o que deseja conhecer de diferente, e monto o roteiro personalizado. Mesclo os pontos turísticos com essa Paris especial, diferente. Tudo sempre de acordo com o desejo do leitor — explica Claudia, lembrando que 80% do público do blog são mulheres. — Também são elas que me contratam para fazer os roteiros, porque querem uma loja de bijoux diferente, um restaurante romântico para surpreender o namorado ou onde encontrar a melhor éclair de Paris.

A intenção é levar o turista a lugares que não estão em todos os guias. É fazê-lo conhecer a vida de um bairro, conhecer as comidas típicas e frequentar lugares que não são “bolhas de turistas” , onde não há quase qualquer resquício da vida local.

Para ler a matéria completa, clique aqui e acesse o artigo no site do Caderno Ela.

#AViagemCerta #blogdedicasdeParis #Blogdeviagens #BlogdeviagensdeClaudiaKronkaGazel

0 views0 comments