top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Bar Zeruko em Saint- Sebastían: Pintxos para que te quero

O país Basco é berço – e portanto o paraíso – dos pintxos (em euskera, ou melhor, em basco).Os pintxos nada mais são do que as tapas na versão basca e são composto de um pouco de qualquer coisa – sim, qualquer espécie de comida, de carnes à peixes, passando por legumes, patês e até frutas – sobre uma fatia de pão.

No entanto, com a evolução da culinária local, os pintxos também evoluíram e ganham a cada dia formas, sabores e odores diferentes. Lugares não faltam para provar a iguaria.

E o Bar Zeruko é um deles. Altamente recomendado, saí de Saint-Jean de Luz, no Sudoeste da França, peguei ônibus e metrô (sim, o metrô sai da França e vai até a Espanha!) para ir provar suas iguarias. Cheguei para o almoço e fiz questão de, depois de pegar uma prainha, repetir a dose no jantar, antes de fazer meia-volta para a França. No ano seguinte, teve repeteco. Ousaria dizer que é o melhor bar te tapas… ousaria, não. Ouso. Digo. Afirmo: o Zeruko de Saint-Sebastían é, para mim, o melhor entre os bares de tapas que já estive.

O clima do bar é super descontraído, desses que você fica tomando e dando cotovelada no balcão. É bem verdade que tem mesas… mas a graça é justamente essa, ficar no balcão apontando o próximo pintxo e babando enquanto vê o pessoal do bar preparando os pratos.


Zeruko - 13

Zeruko_ - 34

Zeruko_ - 24

Zeruko_ - 5

E as opções são tantas e todas são tão bem feitas e originais que dá vontade de experimentar de tudo. Entre as iguarias inesquecíveis estão o figo recheado com foie gras, o alho poró com cogumelos e foie gras (não tem foto do danado aqui), envoltos em casquinha crocante, os espetinhos de polvo e de anchovas, a torrada de queijo de cabra com pinolis e flor e o bacalhau que acaba de ser defumado bem a sua frente.


Zeruko - 5

Zeruko - 1

Zeruko - 6

Zeruko_ - 21

Zeruko_ - 13

Além das milhares de invenções vão aguçar sua curiosidade, desde as torradas mais simples, até a gelatina de tomate em formato de ovo (foto abaixo), que não tem como passar despercebida. Os pintxos mais simples custam 3 euros, mas podem chegar até 8euros, a depender do produto utilizado e do nível de elaboração.


Zeruko - 11

Zeruko_ - 1

Zeruko_ - 14

Vale fechar com chave de ouro e experimentar a famosa sobremesa da casa, o Bob Limon. Ela exige um ritual: em primeiro lugar, o que vai para a boca é uma “bexiga de maracujá”. Explosão total. Depois, passa-se para o creme de limão e o bolinho, leve como uma esponja. Depois,  uma espécie de barrinha de cassis. O grand finale fica por conta de uma florzinha que adormece a boca. Sensação incrível, para sair de lá maravilhado, com a certeza de que esteve num lugar único.


Zeruko_ - 30

Zeruko_ - 27

Anote: Calle Pescaderia, 10, + 34 943 423451, ter/dom. 12h/16h e 18h/00h (domingo não abre à noite); San Sebastían.

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page