top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Cagnes sur Mer: a menina dos olhos de Renoir


Entre as badaladas Cannes e Nice, se esconde uma pérola do Mediterrâneo. Mas o charme de Cagnes-sur-Mer não é simplesmente o azul  profundo que domina a avenida à beira-mar. É longe da praia que se esconde o encanto da cidade escolhida por Renoir para encontrar inspiração, paz e tranquilidade nos últimos anos de sua vida.

O autêntico charme de Cagner-sur-mer está nas passagens, escadarias e ruelas de pedras do vilarejo medieval que, sede do Château Grimaldi, de longe já chama a atenção do visitante que se aproxima. É dali que se tem uma vista magnífica da costa. Também é ali que se tem a  maravilhosa sensação de que o tempo parou ou, no mínimo, tem outro ritmo.

Em suas ruelas há espaço para tudo e todos: entre os vasos de suculentas de um verde exuberante, perambulam gatos que nem mais se espantam com o turista curioso com as vitrines dos ateliers  ou o jogo de  bolas quadradas – sem piada, inventado na região. É ali na cidade medieval, nas proximidades do Château Grimaldi, que fica o Cercle des Amis, associação responsável pela competição do peculiar esporte, que se aproxima do jogo de petanque, com a particularidade de ser jogado em subidas e descidas e, como o próprio nome diz, com uma bola quadrada.


cagnes sur mer 5_A Viagem Certa


cagnes sur mer 4_A viagem Certa

A poucos quilômetros dali, o recém reformado Museu Renoir é mais um convite à contemplação. De lá, mar e cidade estão ao alcance dos olhos do visitante, que nem sequer duvida dos motivos pelo qual Renoir escolheu o local como refúgio. Repleta de oliveiras centenárias e iluminada pelos mesmos raios que inspiraram o percursor do impressionismo, a casa do pintor guarda grande partes das suas características de origem, como a sala, ateliers e quartos do mestre, além de uma série de obras que só podem ser observadas ali em especial as esculturas que realizou com a ajuda de outros artistas no final de sua carreira. A visita guiada é um dos pontos alto da visita e o museu, apenas um motivo a mais para preparar sua viagem para esta cidade tão peculiar e charmosa.




Musee renoir Cagnes sur mer_aviagem certa - 15


Musee renoir Cagnes sur mer_aviagem certa - 23

Como chegar

Cagnes sur mer fica a apenas 5 Km do aeroporto de Nice e tem também duas estações de trem na cidade.

O que visitar

Musée Renoir  – casa e atelier do pintor. Imperdível!

Château Grimaldi – abriga o Museu da Oliveira.

L’Espace Solidor – um lugar dedicado à arte contemporânea.

Onde se hospedar

Vanille Hôtel – de frente para o mar, atendimento ótimo e café da manhã bem caprichado. Simples, mas com charme.

Château Le Cagnard – quatro estrelas localizado na vila medieval, com spa e restaurante com vista de tirar o fôlego! É para quem quer mergulha de cabeça na vida provençal.

6 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page