top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Canal de l’Ourcq e Bassin de la Villette: petanque, piquenique e até barco!


Canal de l'ourcq

O Canal de l’Ourcq é um canal vem do interior em direção à capital francesa e tem 96 Km. Ele adentra Paris pela região norte, no 19e arrondissement, e chega até a Bassin de la Villette. O projeto de construção do canal que visava o abastecimento da cidade com água potável e também o desenvolvimento do transporte fluvial, embora tenha sido cogitado dezenas de vezes ao longo da história, foi aprovado apenas no início de 1800 e, concluído em 1804, durante o império de Napoleão Bonaparte. Tendo atravessado uma série de problemas, ele precisou ser restauraudo e apenas em 1825 a rede de canais formada pelo Canal de l’Ourcq, Canal Saint-Martin e Canal de Saint-Denis pode ser navegada normalmente em sua integralidade. Em meados de 1962 a navegação mercantil foi interrompida, persistindo apenas a navegação para o lazer.

Hoje em dia, a região do Canal de l’Ourcq e do Bassin de laVilette virou um super programa para os parisienses, especialmente nos dias de altas temperaturas! Ali não há, como na região do Canal Saint-Martin (10e arrondissement), bares, restaurantes e lojas moderninhas e descoladas que roubam a atenção; o programa principal é se largar nas margens do canal e ver o dia passar. O terreno em terra fina é perfeito para a prática de petanque, esporte que parece bocha, mas que não é e do qual eu não entendo nada! Antes um esporte de terceira idade, hoje, o esporte da moda no verão! O piquenique também não tem hora para começar nem para acabar; basta gelar o vinho rosé! Alguns barcos (peniches) funcionam como bar e abrigam até peças de teatro. Uma ciclovia margeia todo o canal e leva você até o Parc de la Villette.

E, para quem quer se aventurar na navegação, mas não tem permissão para tanto, há barcos elétricos para locação que podem ser ocnduzidos por qualquer um! A empresa Marin d’eau douce tem barcos que podem ser alugados pelo período de 1 hora (40 euros para 5 pessoas) até 7 horas (200 euros para 7 pessoas). Até cesta de piquenique você pode contratar para levar à bordo! Programa ideal para os dias quentes que estão por vir e, especialmente, para fugir dos clichês turísticos de Paris! Para chegar lá: estações de metrô Riquet, Crimée (linha 7). Aproveite e conheça Le 104, que fica bem pertinho dali!


Bassin la Villette 1

Bassin La Villette 2

Bassin La Villette 3

Bassin la Villette 4

Bassin la Villette 5

Bassin la Villette
2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page