top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Canal do Loing e Floresta de Fontainebleau: para respirar os ares do interior da França pertinho de

A primavera começou. E com ela vêm dias lindos, quentes e longos. Debaixo do céu azul e limpo, um passeio ao ar livre, sob a sombras das árvores ou à beira do canal, é a opção ideal para quem quer fugir da multidão que se acumula nos parques e bosques da cidade de Paris ou até mesmo nos tradicionais e conhecidos pontos turísticos nos arredores da cidade. A apenas 40 minutos de trem da capital francesa, esse oásis de paz pode ser explorado à pé ou em duas rodas.

Um pouco da história do Canal do Loing

O canal data do Séc. XVIII  – sua construção se deu por ordem do Duc d’Orleans que, obtendo a autorização do rei Luis XV, prometera, através do projeto melhorar a circulação de mercadorias no país – e liga outros dois canais: Canal D’Orleans e Briere. Hoje com 50 Km de comprimento e 21 eclusas, o canal vai de Corquilleroy até Moret sur Loing, passando por mais 13 cidades da região. Ele tem dimensões adaptadas à legislação de modo a permitir a passagem de barcos de 39 m de comprimento e 5,20 m de largura.

Como chegar? De carro, são aproximadamente 50 minutos de Paris. De trem, é possível chegar lá (descer na estação Moret- Veneux les Sablons) a partir da Gare de Lyon (1h05 – 9,15 euros o trecho por pessoa). Chegando na estação de Moret-sur-Loing, uma pequena caminhada de 15 minutos e pronto! É só começar a aventura.

O que fazer por lá? Além de pedalar e observar a natureza, porque não preparar um piquenique ou simplesmente se bronzear? Para quem curte história e arte, é a ocasião ideal para explorar o Château de Fontainebleau, seus jardins e sua imensa floresta. Outras cidades como Barbizon (conhecida pela escola de pintores que ali se reuniu no Séc. XIX, como Corot, Millet, Rousseau) também pode ser alcançadas e bicicleta.

Como alugar uma bike? A empresa Les Cyclos du Loing aluga bicicletas por hora (5 euros), 1/2 dia (12 euros) ou dia inteiro (16 euros). Depende da sua vontade e disposição para explorar a região! As bikes são novinhas em folha, super leves e confortáveis! Deu vontade de voltar para Paris pedalando uma delas! Para conferir todos os modelos e preços, dê uma espiada no site. Tem também bike elétrica, opções de carrinho acoplável para transportar a criançada e até aquelas bikes para pedalar em dupla (Tandem).

Para mais informações: Dois sites dão informações completas sobre estes e outros passeios e vale a pena conferir! Acesse www.visit.pariswhatelse.fr e www.paris-whatelse.com e descubra diversos passeios nos arredores de Paris! E para o Iphone ou Ipad, você também pode baixar o aplicativo Balade Nature (acesse e baixe através deste link)!

CANAL DU LOING


Canal do Loing 6

Canal do Loing 1

Canal do Loing 2

Canal do Loing 3

Canal do Loing 4

Canal do Loing 5

Canal du Loing 7

FLORESTA DE FONTAINEBLEAU


Floresta Fontainebleau 4

Floresta Fontainebleau2

Floresta Fontainebleau3

Floresta Fontainebleau1
2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page