top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Degustando Firenze, para Go Where Gastronomia

Artigo publicado na Revista Go Where Gastronomia – Agosto/2012, por Claudia Gazel

Terra do Chianti, de trufas e de azeites de sabor inigualável, a Toscana tem  a merecida fama de ser uma das melhores regiões para se comer na Itália. Firenze, a capital, com seus quase 400 mil habitantes ainda conserva tradições e lugares típicos quando o assunto é gastronomia.


COZINHA TÍPICA DA TOSCANA

Cibrèo Considerado o melhor chef da cidade, Fabbio Picchi está a frente do verdadeiro complexo que rodeia o Mercato di Sant’Ambrogio. Além de um restaurante, uma tratoria e um café – todos disputadíssimos – um teatro também faz parte do complexo. Com um conceito bastante interessante e inovador, o Teatro del Sale traz na programação desde eventos culturais a workshops de gastronomia, além de abrigar uma fantástica loja de produtos locais como azeite, anchovas, mel e vinhos. No Cibrèo, coelho com polenta, risotto, mousse de tomate, panacotta e outras surpresas preparadas por Picchi de acordo com os produtos disponíveis na estação. Anote: Cibrèo Ristorante (só com reservas) – Via del Verrocchio, 8r – tel. 055 234 11 00; Cibrèo TrattoriaVia de’ Macci, 122r; Caffè Cibrèo – Via del Verrocchio, 5r – tel. 055 234 58 53. Site: http://www.edizioniteatrodelsalecibreofirenze.it.

Trattoria Il Fagioli Cantina com autêntica comida da Toscana na região de Santa-Croce, afastada do caótico movimento do centro. Com clima bastante descontraído e algumas mesas coletivas, é indicada e frequentada por fiorentinos. Nhoque de abóbora (levíssimo e saboroso), croquete de carne e brusquetas frescas estão entre as especialidades e são imperdíveis! A bisteca fiorentina, prato regional, faz muito sucesso entre a clientela. Não vá sem reserva, pois corre o risco de voltar para o hotel triste e com água na boca! Corso dei Tintore, 47 – Atenção: fecha aos sábados e domingos.

 PARA COMPRAR GULOSEIMAS

DolceForte

Variedade incrível de produtos artesanais típicos italianos como azeites, vinagres, molho pesto, geleias, pimentas e especiarias. No inverno, há seleção especial de chocolates, como os tradicionais da região do Piemonte. Via della Scala, 21 – seg/sáb. – 10/13h e 15h30/19h45.

Pegna

Tendo começado suas atividades em 1860, este empório faz parte da história da cidade. Especialidades da Toscana, como biscoitos artesanais e Panforte de Siena, além de balas, confeitos, massas, queijos, embutidos, vinhos e café. Ainda com ar de empório às antigas, é um programa imperdível para os amantes da gastronomia. Explore cada prateleira e reserve espaço na mala. Via Dello Studio, 8 – seg/sáb. – 9/13h e 15h30/19h30.

PARA PROVAR IL VERO GELATO ITALIANO

Gelateria Grom

Esta sorveteria está entre os destaques no ramo. A primeira loja da marca nasceu em Turim, em 2003. Depois de crescer na Itália e criar um centro de produção no país, a sorveteria foi parar em New York (2007) e Paris (2008). Nessa mesma época nasceu o Mura Mura, ambicioso projeto dos proprietários da Grom, que se trata de um centro de exploração agrícola no Piemonte onde passaram a cultivar antigas espécies de pêssego, figo, damasco, pera e morango. Um importante passo na busca pela excelência no sabor. Ela é a prova que um lugar pode crescer muito sem perder em qualidade. Não deixe de provar o sorvete de pistache. Via del Campagnile, 2; seg/dom. 10h30/23h30.

COMIDAS DE RUA

I Fratellini

Esse pequeno estabelecimento – se que é pode ser assim chamado, já que não há mesas e o lugar para comer é a calçada – serve sanduiches com produtos locais frescos. São mais de 20 sabores. A fila assusta, mas com um copo de Chianti à mão, a espera pode até ser bastante agradável! Há alguns pequenos balcões para apoiar sua taça. Via dei Cimatori, 38; seg/sáb. – 8/20h.

Pollini

Não tem comida de rua mais tradicional em Firenze do que um bom sanduiche de tripa. Ë bem verdade que é mais popular entre os locais do que entre os turistas. Mas experimente… O Pollini fica ao lado da Trattoria do Cibreo, no delicioso bairro de Saint’Ambrogio.


OS MELHORES INGREDIENTES FRESCOS DA CIDADE

Mercato di Sant’Ambrogio

Localizado nas proximidades de Santa-Croce, o Mercato di Sant’Ambrogio é sem dúvida um dos passeios gastronômicos mais  fascinantes da cidade. Em sua parte externa, caixas dos mais frescos legumes, verduras e frutas da estação dividem espaço com as barracas de queijos e embutidos. O aroma de ervas paira no ar. Algumas guloseimas, como sanduíches de leitão fatiado na hora. Na parte interna do mercado, além de tratorias, peixarias e açougues, é possivel fazer uma pausa para recarregar as energias. A cantina del Rocco é uma opção simples para provar a culinária local. Piazza L. Ghiberti – ter/sáb. – 8/13h.




1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page