top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Desvendando a Rue de Belleville

Afinal, além do parque, o que é que Belleville tem? Tem chinês, tem japonês, tem africanos, tem francês. Tem uma alma viva de bairro de imigrantes vindos de todo lado e que – ainda – não foi totalmente tomado pela invasão de gente proveniente dos bairros mais centrais e mais ricos da cidade.  Não é o caso de entrar na questão social que envolve este movimento que tem acontecido em Paris e em tantas outras capitais do mundo, mas é ele o responsável por maquiar  tudo o que encontra pela frente, inflando o mercado imobiliário e destruindo a autenticidade de uma região.

E para entender isso, só indo de mente e olhos bem aberto. Desça no metrô Pyrénées/linha 11 em direção ao Boulevard de Belleville, perca-se nas ruas laterais, admire a vista do Parc de Belleville. E garanto: Belleville é sim Paris!


Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 32

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 28

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 21

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa  - 1

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 10

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 34
Belleville_Torre Eiffel_dicas de Paris_ A Viagem Certa  - 1 (1)
Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 11

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 45

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 48
Belleville_dicas de Paris_ A Viagem Certa  - 1
Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 15

Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 6

Meus endereços na Rue de Belleville e redondezas

Le Baratin – famoso bistrô, com menu enxuto e comida típica. Já se tornou uma instituição e as mesas são disputadíssimas; chegue sem reserva e terá que aguentar o proprietário – nada simpático, nem bem humorado – bufar na sua cara. Mesmo assim, o clima é bem gostoso e descontraído e a comida, deliciosa. Trabalha apenas com opções do dia. 3, rue Jouye-Rouve; ter/sáb. 12h/14h e 19h/23h; tel. + 33 1 43 49 39 70

Ravioli – O lugar é simples, pequeno e tem pouca mesas; 90% delas são tomadas por porções e mais porções do ravioli (gyozas). O de porco com salsinha é bem temperado e saboroso. A porção  com 15 unidades custa apenas 6 euros.  Como acompanhamento, arroz, berinjela grelhada, salada de pepino e outras opções estão disponíveis por 4 euros.  47, Rue de Belleville; tel. 01 42 38 17 53.


Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 1

Le Genre Urbain Librairie – Uma livraria charmosa, com um pouco de tudo, atendimento ótimo e com uma sessão dedicada especialmente ao bairro e à cidade! 60 rue de Belleville; ter/sáb. 10h/20h.


Belleville_dicas de Paris_A Viagem Certa - 31

Cream – pequeno café, serve bolos, pães, sanduíches e, sobretudo, cafés feitos a partir de grãos tostados à poucos metros dali, na Brulerie Belleville. 50, rue de Belleville.


Belleville_Cafe_dicas de Paris_ A Viagem Certa  - 1

Mon Coeur Belleville –  Lá no alto, com a mesma vista magnífica – e única! – que se tem no Parc de Belleville, esse bar super simpático fica cheio no verão e às terças tem shows de jazz. 1, rue des Envierges.

4 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page