top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

EYE: o fenomenal instituto de cinema de Amsterdam

O Eye Film Institut abriu suas portas em Amsterdam há mais de 2 anos e meio e é o sucessor do Film Museum, antes localizado nas imediações do Vondel Park. Com design contemporâneo, ele foi projetado pelo escritório austríaco Delugan Meissl, e sua construção se iniciou em 2009. Localizado às margens do rio Ij e fora do centro histórico da cidade, o EYE é acessível pela parte de trás da Central Station. Num jogo de linha oblíquas e transparência, a arquitetura do local propicia um interessante jogo de luzes e sombras, fazendo com que elementos naturais como o sol e a água tornem-se parte integrante do espaço interno, envolvendo o visitante numa atmosfera única, repleta de efeitos visuais.

Mais que um museu, o instituto é um verdadeiro templo dedicado ao cinema. Ele acolhe uma exposição permanente sobre a história do cinema, exposições e instalações temporárias, 4 salas com programação intensa para exibição de filmes vindos dos 4 cantos do mundo, salas para concertos e uma loja também dedicada a temas do cinema. O restaurante/café é super agradável, e, banhado pela luz natural, tem mesas organizadas como uma cascata e que parecem mergulhar no rio que abraça o Eye. Aproveite o local para degustar as melhores pâtisseries da cidade, como a torta de maçãs da Kuyt ou o carrot cake da Holtkamp (leia mais aqui). É um programa imperdível não só para amantes de cinema, mas também de arquitetura e, sobretudo, para aqueles que querem ter contato com o que há de mais moderno na cidade.

Anote: EYE; IJpromenade 1, 1031KT Amsterdam; seg/dom. 10h/22h (sex. e sáb. até 23h); exposições 11h/18h (sex. até 21h); restaurante 10h/1h (sex. e sáb. até 2h); ingressos 12,50 euros; não aceitam dinheiro; apenas cartão. Para chegar lá: na parte de trás da estação central, pegue o Buiksloterweg Ferry para IJ harbour. É um barco gratuito que atravessa o rio 24h por dia e tem saída a cada 3 minutos. Atenção pois no mesmo ponto há barcos para outros lugares. Neste link tem todas as informações.


Eye Amsterdam 1

Eye Amsterdam 2

Eye Amsterdam 3

Eye Amsterdam 4

Eye Amsterdam 9

Eye Amsterdam 5

Eye Amsterdam 8

Eye Amsterdam 7

Eye Amsterdam 6
2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page