• Clau Gazel

Formentera: o melhor lugar do mundo!






No dia do meu aniversário, quando recebi um telefonema de parabéns da minha cunhada e ela me perguntou onde eu estava, essa foi minha resposta: no melhor lugar do mundo!


Isso mesmo: fiz 32 anos de idade no melhor lugar do mundo (dos que eu conheço, é lógico!).

Desde que assisti Lúcia e o Sexo, de Júlio Medem, não tirei este lugar da cabeça, e valeu cada minuto de delírio!!! Eu sabia que esse lugar era animal, só podia ser!

Mas mesmo assim, é inevitável a ansiedade que toma conta de você na semana anterior à viagem: a pousada é legal? A praia é tudo aquilo mesmo? Meu marido vai gostar dessa minha invenção?!?! Vou amar?!?!? Eu quero amar esse lugar!!!!

Quando o avião começou a descer no aeroporto de Ibiza, e eu vi Formentera ali, bem debaixo dos meus pés, eu chorei! (melosa, eu?!?!? Manteiga derretida assumida!) Era um sonho se tornando realidade. Um dos meus maiores sonhos estava ali, nas minhas mãos! Ficamos 5 noites, mas em uma semana, 10 dias, não tem chance de ninguém bodear, porque é o lugar perfeito para desligar de tudo, para esquecer da vida, para recarregar a bateria e rir a toa, para olhar para os lados e repetir incessantemente: Meu Deus, esse lugar existe, estou no paraíso! Isso mesmo, Formentera não cansa, é fantástico, é surreal e, por isso, eu aconselho de 7 a 10 dias, para viver a ilha e não só conhecê-la. Abaixo estão minhas principais dicas, a minha lista de “Imperdíveis em Formentera”.

Imperdíveis em Formentera



1. Pôr-do-Sol no Farol de Cap Barbaria Quando alguém recomenda o por-do-sol em determinado lugar, a expectativa já sobe automaticamente, pois roubada não pode ser. Mas este lugar….ahhhh….é de perder o fôlego! A foto dispensa maiores comentários. E, de quebra, se tiver coragem poderá se aventurar na “cova”em que a Lúcia, protagonista do filme que mencionei, cai logo que chega na Ilha. Não dá pra descrever: se ficou intrigado, veja o filme … e vá para Formentera!!!



2. Vista do Farol de la Mola Do outro lado da Ilha, no extremo oposto ao Cap de Barbaria, fica o Farol da Mola. Ali você pode olhar o azul profundo do mar nas encostas, ouvindo os passarinhos ensandecidos que sobrevoam sua cabeça e, não raras vezes, posam para fotos. Isso mesmo: posam para fotos! Bem próximo ao Farol há um restaurante (Codice Luna) em que você pode tomar uma cerveja geladinha e ainda uma lojinha anexa, em que pode comprar um souvenir, para ter a ilusão de que um pedaço da Ilha parte com você.



3. Andar de scooter por todos os cantos Scooter e Formentera são coisas intrinsecamente ligadas: para viver Formentera é essencial alugar uma scooter e sentir o vento bater no seu rosto. Não posso dizer se é fácil dirigir … mas garanto que andar na garupa é uma delícia!!!




4. Praia de Es Caló Não sei se é porque foi a primeira praia que eu fui, mas Es Caló me conquistou. Pequena, mar azul de doer, frequentada por nudistas despretensiosos que se revezam entre a água ultra refrescante do mediterrâneo e o “chiringuito” (barraca, boteco, bar de praia), bem gostoso para uma cervejinha e uma saladinha de chevré.



5. Praia Ses Illetes Com um clima bem diferente de Es Caló, é freqüentada por famílias inteiras que param seus barcos e se debruçam sobre as águas transparentes que formam praticamente uma piscina. O bar Los Piratas é disputadíssimo … também, com essa vista! Aqui não há nudismo e a galera está mais no clima “ver e ser visto”.



6. Feirinha em Pilar de la Mola e Can Toni Música ao vivo, pessoas bonitas e coradas sentadas para ver o show, cheiro de pralinê de amêndoas no ar, crianças zanzando dum lado pro outro. Para eu curtir uma feirinha sem ter comprado nada é porque é legal mesmo!!! E quando o sol se põe e a feirinha acaba, rumo ao Can Toni para um delicioso pulpo a galega (um dos melhores que já comi!), gaspacho ou outra delícia qualquer! É só atravessar a rua!



7. Caminhar na paradisíaca e silenciosa praia de Migjorn Não posso dizer que o Las Banderas Bed and Breakfast é indispensável, porque não oferece luxo algum nas acomodações, mas posso garantir que tomar café com esta vista e, dar uma caminhada pela praia ao entardecer, em pleno e absoluto silêncio, é surreal!



8. Restaurante Sa Sargantana (Km 8,5 – tel 971 32 85 05) O restaurante é muito bom e, por isso, fomos duas vezes. A decoração é simples e linda: velas, luzinhas nas árvores, luminárias maravilhosas, sem perder o clima de praia. Lota de gente bonita, queimada e animada. Os garçons são muito simpáticos e atenciosos. Quando elogiamos a comida, recebemos uma informação: a chefe de cozinha era brasileira. Vinho rosé de ótima qualidade e geladíssimo para acompanhar um delicioso atum, uma posta bem alta, grelhada apenas por fora, cru por dentro, com um molho fantástico! Tudo isso não poderia sair barato: 100 Euros o casal, mas vale cada centavo.

9. Restaurante Codice Luna (www.codiceluna.com) Quando fomos conhecer o farol de la Mola, debaixo de um sol escaldante, compramos uma cerveja neste lugar. Como dali 2 dias seria meu aniversário, num sábado, meu marido perguntou se abririam para o jantar, qual seria o esquema e etc. Fomos informados que, por 45 Euros por pessoa comeríamos muito bem e que deveríamos vir agasalhados. Chegamos para ver o por-do-sol por ali mesmo. No horário agendado, fomos para a nossa mesa. De frente para o farol, jantar a luz de velas, apenas mais um casal na mesa ao lado, cobertores sobre os ombros. Vinho magnífico, canapés de atum, mexilhões maravilhosos com molho de tomate, pão torradinho servido dentro de um saquinho de papel, peixe branco saborosíssimo e espuma de ameixas com ameixas grelhadas. Que aniversário!!!!


10. Fotografar os barcos nas encostas Esses “estacionamentos” de barcos nas encostas são muito comuns e chamaram muito a minha atenção… achei lindo e é tão característico.



11. Assistir Lúcia e o Sexo depois de voltar de lá Quando cheguei em Madrid, fui até a FNAC comprar o filme. É demais assistir e ver os lugares que você foi e se emocionar outra vez com cada cena. Em São Paulo é possível alugar na 2001. Nas cidades menores, tem que torcer para encontrar em uma locadora mais alternativa.


Dicas gerais

1. Fuja dos meses de julho e agosto: tudo é muito lotado.

2. Fique atento aos horários dos barcos que saem de Ibiza para Formentera, pois, dependendo do horário que chegar o seu vôo, pode não haver mais barco para chegar em Formentera. Normalmente o último barco sai às 21h., mas não deixe de investigar antes de ir. Do aeroporto de Ibiza até o porto leva-se aproximadamente 30 minutos. O mesmo cuidado você deve ter na volta. Dependendo do horário do seu vôo em Ibiza, deverá acordar muito cedo, para que haja tempo de pegar um taxi em Formentera e, depois, se deslocar do porto de Ibiza até o aeroporto. O primeiro barco de Formentera para Ibiza sai por volta de 7:30/ 8 h.

3. Prepare-se: a primeira língua da ilha parece ser o italiano, e não o espanhol.

4. O sol é muito forte, embora o vento dê uma boa amenizada. Por isso, além do protetor, você vai precisar de guarda sol, que pode ser comprado em qualquer uma das vilas, por 8 Euros.

4. O aluguel da scooter é de 15 euros por dia.

5. A noite faz frio, principalmente se andar de scooter. Leve casaquinhos práticos e cachecóis.

6. Esqueça sapatos fechados. No máximo, um tênis.

7. Prepare o bolso, pois a Ilha é cara.

8. Formentera não é lugar de altas balada.

10. Bed and Breakfast relax: Las Banderas (www.lasbanderasplaya.com). Pode se dizer que é honesto, mas não há luxo algum. O banheiro é bem simples e, para o meu gosto, deixa a desejar. A localização e o visual do bar da praia são seus atrativos. Preços: 120 a 160 Euros, para duas pessoas, com café.

11. Hotel Boutique, bem mais no clima “para ver e ser visto”: www.geckobeachclub.com. Diárias que vão de 120 Euros (baixa temporada) a 235 Euros (alta temporada) para o casal. Tem um imenso gramado onde se pode tomar uma cervejinha ou vinho.

12. Resort altíssimo padrão: www.esramresort-formentera.com. Preços que variam de 3 a 5 mil Euros a semana das “vivendas”, que comportam até 4 pessoas. O preço inclui todo o consumo do minibar do quarto e também um carro para uso dos hóspedes. Tá podendo!?! Parece que vale!

13. Pousada charmosa em lugar único: www.capdebarbaria.com. Aproximadamente 500 Euros a diária, inclui 2 bikes e um carro para uso dos hóspedes. Também parece valer cada centavo.

#FaroldelaMola #SesIlletes #SaSargantana #ilha #CodiceLuna #LasBanderasBedandBreakfast #scooter #Migjorn #GeckoBeachClub #CapdeBarbaria #CanToni #ilhaparadisíaca #EsCaló #EsramResort #Ibiza #PilardelaMola

0 views0 comments

©2019 by Paris na Veia. Proudly created with Wix.com