top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Fotógrafo sueco Anders Petersen expõe na BNF de Paris


Anders Petersen_2

Cafe Lehmitz: Anders Petersen – 1967/1970

Anders Petersen, um dos fotógrafo mais marcantes da atualidade, expõe em Paris, numa retrospectiva com mais 300 imagens. Nascido em 1944 em Solna, na Suécia, Petersen deixa seu país natal, sua educação familiar tradicional, e segue para a Alemanha com a intenção de dedicar-se à pintura. E foi na periferia de Hamburgo, entre as paredes do Café Lehmitz, que Anders desenvolveu um dos seus trabalhos mais marcantes, com o qual sua carreira teve um início marcante. Durante três anos, o fotógrafo frequentou este café e fotografou absolutamente tudo o que viu e viveu. Um mundo à parte, entre quatro paredes, formados por trabalhadores, prostitutas,  garçons, garçonetes. Nas imagens, Anders não revela nada além do real, do contato humano, da vida quotidiana. Homens e mulheres que cantam, dançam, bebem. As célebres fotos, que viraram livro nos anos 70, ocupam uma das salas da exposição. Além disso, confira outras séries de fotos, de épocas diversas: Roma (2012), Mental Hospital (2002 o fotógrafo acompanha o dia-a-dia de pacientes em um hospital pisquiátrico), Soho.

Anders Petersen

Soho: Anders Petersen – 2012

Novos ares, diferentes cidades, outros rostos, mas Anders está sempre em busca do mesmo: o imprevisível, a surpresa de uma nova relação. Nas palavras do fotógrafo: “através de minha pequena  câmera estou tão perto das pessoas que eu seria capaz de tocá-las. É mais fácil conhecê-las assim. Eu pareço estar perdido, mas quando fotografo, eu sei o meu lugar. ” Anote: BNF Richelieu – 5, rue Vivienne – 75002; ter/sáb. 10h/19h e dom. 12h/19h; 7 euros; metrô Bourse/linha 3.

Veja também outras expos de fotos que acontecem atualmente em Paris: Sebastião Salgado na MEP; América Latina 1960/2013 na Fondation Cartier; Depardon no Grand Palais.

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page