top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Hoje em Paris: como andar de bike


A cidade é mais bonita de bicicleta.  Esse é o slogan da Vélib’, sistema de bicicletas da prefeitura de Paris. Não podia ser mais verdadeiro. Paris, além de linda, é uma cidade plana, o que favorece muito o transporte em bicicleta. E aos domingos, dia em que praticamente todo o comércio está fechado, é um programa delicioso, em especial se tiver o sol que reinava hoje por aqui. Não se intimide com a falta de familiaridade com o sistema e alugue também uma bike; certamente verá Paris com outros olhos. Vou te ajudar:

  1. Vá até uma estação Vélib’ próxima de você e clique na opção de aluguel de curta duração; vc deverá escolher entre o período de 24 horas (1,7 euros) ou sete dias (8 euros). Não se preocupe com a língua, pois logo no ínício poderá optar pelo inglês ou espanhol.

  2. Após ter acesso ao contrato e concordar com as condições gerais do aluguel, é solicitado que seja inserido cartão de crédito e a senha do mesmo (o cartão deve ter chip eletrônico). Neste momento será lançado em seu cartão o valor de 150 euros, que é devolvido assim que terminar o contrato, desde que você devolva a bicicleta.

  3. Será solicitado o registro de uma senha pessoal de quatro dígitos, que você precisará digitar todas as vezes que for utilizar uma bike. Em seguida, será emitido um cartão, com o seu número de contrato. NÃO TIRE O OLHO DELE PARA NÃO PERDER ENQUANTO O CONTRATO ESTIVER EM VIGOR!

  4. Com o número do contrato e a senha pessoal, você pode escolher a bike que utilizará em qualquer ponto da cidade. Basta se dirigir à estação de autoatendimento e digitar seus dados. Na tela serão exibidos os números das bicicletas que estão disponíveis para locação. As bicicletas são todas numeradas. Antes de escolher a sua, confira se os pneus estão cheios, os pedais estão firmes e o banco está fixo e pode ser regulado. Cuidado pois tem muitas bicicletas em más condições. Escolhida a bike, você deve ir até o ponto em que ela se encontra e apertar

  5. Além da taxa de contratação (item 1) existe uma tabela de cobrança de acordo com o tempo de utilização (a tabela você pode ver nos pontos de retirada da bike). Sempre que pegar uma bicicleta, a primeira meia hora de utilização é gratuita. A dica é trocar de bike nos postos espalhados pela cidade (são muitos pontos) antes de completar meia hora, e utilizará as bicicletas apenas pelo custo de contratação. Dentro do período contratado você pode alugar quantas vezes e quantas bikes quiser (uma de cada vez).

  6. Para devolver, basta encaixar a bike em um dos pontos vazios na estação. Preste atenção se você encaixou direito a bicicleta para que o sistema registre adequadamente a devolução. Quando o sistema não registra a devolução da bike após findo o contrato, os 150 euros inicialmente debitados não serão devolvidos!

Conheça também os sistema de aluguel de bike em Sevilha e no Rio de Janeiro.

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page