top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Hoje em Paris: tartiflette


Você não sabe o que é tartiflette? Eu também não fazia a menor idéia. Mas um cheiro delicioso no Marché de Noel do Trocadero me levou até essa panela fumegante que está na foto. A delícia típica da Savoia, região dos Alpes franceses, pode ser degustada pura ou com pão. Para o inverno que enfrentamos neste momento não tem nada melhor. Principalmente se você está batendo perna pela rua e quer uma guloseima imediata. E se ficou com água na boca, aí vai a receita, porque se tem uma coisa que ninguém merece é passar vontade de comer algo!

2 Kg de batatas pequenas cozidas (cozinhar com casca e depois descascar) 200 g. de bacon fatiado 2 cebolas fatiada em rodelas 1 pote pequeno de creme de leite fresco – não use creme de leite em lata ou caixinha 200 ml de vinho branco 1 queijo reblochon – queijo de leite de vaca, típico da Savoia. Se não encontrar, já sabendo que não terá o mesmo resultado, substitua por gruyere ou emental. Bom vai ficar, mas não é o autêntico tartiflette.

Modo de preparo: pré- aqueça o forno a 180º. Cozinhe as batatas, mas as mantenha firmes. Refogue a cebola e o bacon em um pouco de óleo, em fogo médio. Assim que o bacon estiver rosado e a cebola estiver transparente, adicione o vinho e vá mexendo bem até que o vinho evapore. Abaixe o fogo e adicione o creme de leite, sal e pimenta à gosto. Coloque as batatas em uma forma refratária e adicione por cima a mistura já pronta. Por último, corte o reblochon em 4 partes e espalhe. Leva ao forno para gratinar. No link a seguir é possível acompanhar passo-a-passo a receita através de fotos: http://www.tartiflette-larecette.com/recette-tartiflette.html

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page