top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Iguaria francesa: Natal é época de foie gras

O Foie gras estará presente em muitas mesas francesas nas comemorações do Natal. Caro e muito especial, ele é reservado para ocasiões importantes. Saiba um pouco mais sobre ele.


Fois gras: a tradução do francês para o português é fígado gordo. A iguaria francesa é obtida através da super alimentação dos gansos e patos, que são forçados a consumir uma dieta rica em amido, provocando o aumento do fígado em 50% . Nos últimos dias antes do abate – pode variar de 12 a 18 dias, dependendo se for pato ou ganso – os animais são alimentados de 6 a 8 vezes. O processo de engorda envolve a estimulação de um processo natural, já que essas aves tem capacidade para armazenamento de comida no esôfago enquanto aguarda a digestão do alimento que já está no estômago. A prática remonta à Antiguidade, havendo registros de realização de engorda de gansos no Egito e posteriormente no Mediterrâneo. A França é o maior produtor mundial de foie gras. O método de engorda, denominado gavage, que se dá pela inserção de um tubo que leva a comida ao esôfago do animal, vem sendo questionado por diversas entidades mundiais que o qualificam como cruel. Os produtores e os amantes do foie gras contestam, dizendo que trata-se de uma capacidade do animal, que não sente qualquer desconforto com a alimentação excessiva. O quilo do foie gras entiere (fígado inteiro) pode custar 120 euros.


Loja do fabricante La Petite Scierie,  no número 60 da Rue Saint-Louis en l’ile (quin/dom – 11/19h; abrirá todos os dias  em dezembro): métodos tradicionais garantem a qualidade do foie gras

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page