top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Kunyioshi: estampa japonesa é destaque no Petit Palais

Kunyioshi é um dos grandes nomes do desenho japonês do Séc. XVIII, contemporâneo de Hokusai que, embora menos famoso que este último, exerceu influência determinante na arte europeia do Séc XIX, especialmente no que se refere à ilustração do universo do irreal, da fantasia.

Entre sonho e pesadelo, fantasia e realidade, fatos históricos e o cotidiano da povo japonês, Utagawa Kunyioshi (1797/1861), detentor de uma habilidade ímpar para o desenho e a reprodução de detalhes, é sem dúvida um dos grandes predecessores do mangá.

Na atual exposição do Petit Palais são mais de 250 gravuras nas quais o visitante poderá conferir desde a reprodução de paisagens típicas do país como as cerejeiras em flor, cenas de trabalhadores nos arredores de Tokyo como pescadores de enguias, as famosas geishas com suas roupas típicas estampadas e coloridas e, como não poderia deixar de ser, seus heróis, monstros e fantasmas. Peixes e outros animais marinhos gigantescos sendo dominados por lutadores, aranha com braços humanos, caveiras e homens alados. Kunyioshi não encontrou limites nem pela censura japonesa: em meados dos anos 1840 a solução foi substituir rostos humanos por caras animalescas e dar ainda mais vida às suas sátiras e caricaturas.

kuniyoshi_A Viagem Certa 1
kuniyoshi_A Viagem Certa 4
kuniyoshi_A Viagem Certa 5
kuniyoshi_A Viagem Certa 3
kuniyoshi_A Viagem Certa 2
kunyioshi_A Viagem Certa 7

Ao final de exposição o visitante se depara com mais de 150 obras do arquivo da Biblioteca Nacional da França. Entre homens sem cabeça e demônios de Louis Boulanger, o cenário negro de Rodolphe Bresdin e a aranha sorridente de Odilon Redon, a influência do desenho japonês na Europa torna-se inquestionável.


Odilon Redon_A Viagem Certa

L’araignée riante (A aranha sorridente) – Odilon Redon

É, sem dúvida, uma exposição que pode agradar às crianças também!

Anote: Fantastique! Kunyioshi, le Demon de l’estampe! – Le Petit Palais; ter/dom. 10h/18h; sex. até 21h.; de 01.10.2015 à 17.01.2016; ingressos 10 euros.

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page