Cassis é uma cidadezinha super charmosa, vizinha de Marseille, que já faz parte da rota turística de quem visita o sul da França. Não é para menos: ela dá acesso à algumas das mais belas visões que se tem a partir do mediterrâneo francês: os Calanques de Marseille.
Os calanques (em língua provençal, “calanco”significa um vale formado pela passagem de um rio, causando uma depressão geográfica importante nos rochedos) fazem parte de uma área de quase 6 mil hectares terrestres e mais de 2 mil hectares marítimos que constituem desde 2012 o Parc National des Calanques. Toda a área conta com proteção ambiental especial, com o intuito de proteger não apenas os Calanques propriamente ditos, mas toda a fauna e a flora do parque, que recebe atualmente 1,3 milhões visitantes por ano.
Os 20 Km terrestre dos Calanques podem ser percorridos a pé e oferecem um vista estonteante, literalmente de tirar o fôlego conforme a altura dos mirantes que você escolher para apreciar a paisagem a partir das imensas falésias calcárias. É devido à sua formação rochosa – ela data da Era Mesozoica, ou seja, 261 a 65,5 milhões de anos – que os calanques são assim, branquinhos, e justamente por isso criam esta paisagem única ao contrastar com o azul do mar.
Para uma visão marítima deste espetáculo natural, o ponto de partida é o porto de Cassis, de onde saem diariamente diversos barcos (a cada 15 minutos ou meia hora, a depender da estação e do movimento) e é possível escolher entre os passeios por 3 (duração 45 minutos) ou 9 calanques (duração 1h50), que custam respectivamente 16 e 27 euros euros por pessoa.
Para quem está de carro, outra rota sugerida é a Route des Crêtes. Ela sai de Cassis e vai até a cidade vizinha, chamada La Ciotat. Tem vários mirantes pra apreciar as águas azuis do Mediterrâneo. Dá para parar em tudo, sem pressa. Em La Ciotat uma dica legal é almoçar no Calanque de Figuerolles. O Lugar é bem bonito e mais tranquilo que os restaurantes do porto em Cassis.
E para quem quer fugir da loucura de Cassis sem se afastar da região, a praia de Bestouan (Plage de Bestouan) pode ser uma ótima pedida. Além de restaurante e bar, tem uma vista linda do Cap Canaille, especialmente no final da tarde.
É ali que fica o Hotel de la Plage – Mahogany, uma excelente opção de hospedagem. Embora simples, com decoração com jeito de praia e sem muita frescura, o destaque fica por conta da localização: para pisar na areia é só atravessar a rua e a vista é realmente magnífica. E bastam 10 minutos de caminhada para chegar ao agito do porto de Cassis.
Fotos: Hôtel Mahogany, que nos apoiou nesta viagem.
Dicas Práticas
Para chegar lá: Cassis fica a 830 Km de Paris, de onde é possível pegar o TVG até Marseille (3h30 de viagem) e depois um trem local, que demora aproximadamente 35 minutos. Para chegar até o centro é preciso caminhar um pouco ou então, pegar um táxi, já que a estação não fica no centro da cidade. O ideal passar um final de semana, ainda que seja para dormir apenas uma noite. Para quem pensa em visitar toda a região, não há o que hesitar: o ideal mesmo é alugar um carro.
Para acessar o parque a pé: Tudo é muito bem regulamentado, seja pela proteção ambiental, sela pelo risco de incêndio durante o verão. Para conhecer todos os meios de acesso e as regras, consulte o site oficial do Parc National des Calanques.
Visite Marseille: a cidade é enorme e tem milhares de coisas para descobrir. Temos duas dicas aqui no blog de locais que amamos lá: MUCEM e Vallon des Auffes.
Para ficar em Marseille: Mama Shelter Hôtel.
Comentarios