• Clau Gazel

Metrô em Paris: como usar e qual ticket escolher?

LINHAS E HORÁRIOS

Com 14 linhas, o metrô parisiense funciona bem, embora não fique aberto até muito tarde. Conhecer de cabeça os horários de funcionamento e encerramento de cada linha é praticamente impossível. A melhor forma de se garantir é consultar o site da RATP, empresa responsável pelo transporte público da cidade. Acesse a página de serviços, selecione “horaires”, “metro” e digite o nome da estação que quer consultar os horários dos trens. No site também existe um mapa interativo que ajuda bastante. Da mesma forma funciona o aplicativo da RATP para celulares e tablets, porém é mais rápido e prático que a consulta no site. Baixe-o; ele é essencial.


metro

TICKETS

O metrô de Paris oferece uma infinidade de tipos de passes de transporte, desde unitário até mensal. A escolha de um deles é, de fato, algo muito pessoal, já que depende do quanto cada um quer andar pela cidade. Em geral, durante a Primavera e o Verão é bem mais fácil e agradável caminhar. Além disso, para quem fica hospedado na região central da cidade, andar é a forma mais simples de locomoção. No entanto, durante o Inverno o cenário é outro e percorrer longas distâncias ao ar livre pode se tornar um sofrimento, especialmente para quem não está acostumado com o frio.

PARIS VISITE

O Passe PARIS VISITE oferece transporte ilimitado durante 1, 2, 3 ou 5 dias. Para que valha à pena financeiramente, a conta é a seguinte: passe de 1 dia equivale a utilizar 8 trechos de metrô no mínimo; passe de 2 dias – 13 trechos de metrô no mínimo; passe de 3 dias – 18 trechos de metrô no mínimo; passe de 5 dias – 25 trechos de metrô no mínimo. Como o passe é pessoal e intransferível, é preciso usar muito o metrô para compensar. Veja a tabela abaixo, considerando os preços válidos para Zona 1/3 (válido nos limites da cidade; o turista que sai destes limites no geral o faz por uma ou duas vezes, não compensando adquirir o passe completo para zona 1/5):PARIS VISITE1 DIA2 DIAS3 DIAS5 DIASPreço zonas 1/311,1518,1524,8035,70equivalente em tickets (carnet de 10)8131825

É bem verdade que ele dá descontos em algums atrações, mas dentre elas apenas Disney e Tour Montparnasse estão entre as mais visitadas (veja tabela completa de descontos aqui).

CARNET – 10 TICEKTS

Se não for o caso de comprar o PARIS VISITE, o ideal é comprar o carnê de 10 passes (são bilhetes individuais e assim podem ser usados por mais de uma pessoa) à venda nas estações de metrô e usar conforme a sua necessidade. Com ele você economizará aproximadamente 30% em relação aos bilhetes individuais (individual – 1,80 euros e carnê 10 tickets – 14,10 euros – valores jan/2105). Ele pode ser usado nos ônibus também. (atenção: dentro dos ônibus o bilhete individual custa 2 euros).

DESCONTO PARA CRIANÇAS

Crianças até 3 anos não pagam e crianças de 4 a 10 anos de idade têm tarifa reduzida em 50%.

CUIDADOS COM AS MULTAS

Não se esqueça de validar o ticket e guardá-lo até o final do percurso e só jogue fora após sair da estação, ultrapassando as catracas e/ou portas de validade do bilhete. E não ande sem ticket; a multa é de, no mínimo, 45 euros.

#metrôdeParis #transportepúblicoemParis #passesdometrôdeParis #dicasdeParis #transporteemParis

0 views0 comments