top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Motifs Apparents: a nova exposição do 104

O centro cultural Le 104 é um dos lugares mais legais para curtir arte, música e cultura em Paris. Com acesso totalmente livre, é um lugar onde muita coisa acontece.

E uma nova exposição coletiva, Motifs Apparents (Motivos Aparentes, em francês), acaba de começar e fica por lá até o final de agosto. São cinco jovens artistas do cenário contemporâneo: Prune Nourry, Pascale Marthine Tayou, Xaxier Juillot, Jérémy Gobé e Alice Mulliez.

Mas a instalação que rouba a cena é Terracotta Daughters (2013), da francesa Prune Nourry. São 108 estátuas de barro, todas elas feitas a partir de 6 moldes e fabricadas na China. O processo criativo é inteiramente revelado no documentário que está em exibição na 104.

Através de uma imersão cultural na China, Prune apronfundou suas pesquisas no âmbito antropológico e, inspirada na milenar obra Terracotta Soldiers (construída  em 300 D.C, a obra encomendada por Quin, primeiro imperador da China, foi descoberta em 1974), resolveu criar um exército de meninas em barro. Os primeiros moldes são inspirados em 6 garotas chinesas fotografadas por Prune. A partir destes 6 moldes de estátuas de barro em tamanho real,  as cabeças, os corpos, as roupas, e os acessórios foram reproduzidos e combinados de forma que nenhuma das componentes deste exército seja igual à outra. Prune trabalhou ao lado de uma equipe de artesãos chineses, que empregam métodos tradicionais para trabalhar o barro. O seu trabalho visa chamar a atenção para o controle de natalidade, a procriação artificial, a predileção pelo sexo masculino em países como a China e a posição da mulher na sociedade atual. Embora as estátuas possam ser vistas por qualquer um que vai à 104, somente com ingresso é possível caminhar no meio do exército de meninas e assistir ao filme, experiências que, sem dúvida, são indispensáveis à compreensão da obra.


Terracotta Daughters 1

terracotta daughters 2

terracotta daughters 3
terracotta daughters 4
terracotta daughters 5
terracotta daughters 6
terracotta daughters 7
terracotta daughters 9
terracotta daughters 8

Abaixo, Empty Gift e Favelas, de Pascale Marthine Tayou


Empty gift

favelas

De Xavier Juillot, Déprime Passagere


deprime

Anote: Le 104 – 104, Rue d’Aubervilliers e 5, Rue Curial – 75019; exposição Motifs Apparents – 22.03 a 10.08.2014; 8 euros o ingresso; metrô: Crimée/linha 7.

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page