top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Natal em Paris: como preparar um Natal típico.

O Natal não é bem a preocupação principal de quem vem a Paris no final de ano; é com a festa de Ano Novo que todo mundo se preocupa. Mas alguns leitores perguntaram: como fazer um Natal típico em Paris?

Voilà la réponse: Natal típico é em casa e em torno de uma mesa. Mas não qualquer mesa. Ela tem que ser especialmente decorada, da toalha aos copos, passando pelos talheres e pela louça, sem esquecer das velas. Depois, é hora de pensar no cardápio e na bebida. Champagne e vinho não podem faltar. Comidas típicas para esta época são caviar, salmão defumado, coquille Saint-Jacques (conhecemos por vieira no Brasil), lagosta, foie gras. Para a sobremesa, a especialidade do Natal é a bûche de Noël, espécie de bolo ou torta em formato arredondado e que cada pâtissier cria conforme a inspiração mandar.

Para toalhas, guardanapos e pequenos detalhes especiais

Merci – Concept store bem descolada, tem coisas incríveis para a casa, em especial para quem quer uma mesa chic e cheia de estilo. As toalhas em linho são lindas.


Mesas Merci

Inspiração para sua mesa de Natal na Merci

Para louças

La Vaisselerie – Tem porcelanas a bons preços e é considerada indispensável quando o assunto é preparar a mesa em grande estilo. O diferencial da La Vaissellerie é que todos os artigos, de pratos de porcelanas a talheres, são vendidos individualmente, o que significa que você não precisa comprar jogos completos. É bem verdade que a disposição de peças é um pouco caótica, seja pelas pilhas de pratos espalhadas pelo chão, seja pela quantidade de clientes. Mesmo assim, vale à pena. São 4 endereços que funcionam de segunda à sábado das 10h às 19h. Gosto da loja da Saint-Paul (rue Saint-Antoine).

BHV –  a loja de departamentos que tem de tudo. A parte de utensílios é ótima e dá para passar um dia inteirinho escolhendo a decor de Natal.

Para comer do bom e do melhor

Para quem mora aqui, é fácil recorrer aos fornecedores de sempre. Para quem está de passagem, a dica é correr para as feiras de rua: lá você vai encontrar peixes, carnes, legumes e frutas. Para quem não tem tempo nem paciência para zanzar por aí, corra para a Grande Épicerie! Vai encontrar de tudo, da lagosta ao foie gras e quem sabe ainda sair com a sobremesa debaixo do braço.

Grande Épicerie – 38 rue des  Sèvres; seg/sáb. 8h30/21h. O mais luxuoso supermercado de Paris.

Para caprichar na sobremesa


-buche-perpetua-pierre-herme

Criação de Pierre Hermé: quase uma obra de arte… até no preço!

Pâtisserie Cyril Lignac – Da colaboração entre o renomado chef estrelado Cyril Lignac e o talentoso chef pâtissier Benoit Couvrand, que conta com 10 anos de experiência em casas como a Fauchon, nasceu a Pâtisserie Cyril Lignac. Hoje são 3 lojas na cidade. Para o Natal, opções com café, baunilha ou chocolate.


Bûche-Noël-Cyril-Lignac

Pierre Hermé – rei dos macarons mais diferentes da cidade, a cada ano prepara bûches especiais, inspiradas nos doces vendidos normalmente na loja. Tem até uma opção inspirada em obra de arte de Giuseppe Penone (590 euros).

Carl Marletti – conhecida pelo boca a boca, a pâtisserie de Carl oferece desde opções clássicas, como éclairs, babas e a inigualável tarte aux fruits rouges, ao surpreendente Censier, doce com ganache de chocolate e base crocante que explode na boca. Também guarda surpresas para o Natal, com sabores como banana e abacaxi ou limão yuzu.

2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page