top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

O rei morreu: a nova exposição de Versailles desvenda tudo para você!

A imagem de Luís XIV é indissociável da vida do Château de Versailles. Pudera, já que foi ele o grande responsável pela construção do magnífico castelo, que até hoje atrai milhões de turistas todos os anos.


Le Roi est mort Versailles

Este ano é o tricentenário de sua morte do Rei Sol e o Château de Versailles comemora em grande estilo. No dia de aniversário da morte do rei, 1 de setembro, a capela real (Chapelle Royale) recebeu um concerto em homenagem ao rei, amante incondicional de música.

Agora, depois de aproximadamente 3 anos de pesquisa e preparação, está aberta à visitação a exposição dedicada à morte do Rei Luís XIV.

Dividida em 9 salas, a exposição “Le Roi est mort” aborda o evento desde a sua morte até o seu enterro, sem deixar de lado toda a preparação das homenagens, a decoração da Abadia de Saint-Denis e até mesmo detalhes de sua autópsia.

Um tanto quanto mórbida – como não poderia deixar de ser  – a exposição é, no entanto, interessantíssima. Nela, você poderá descobrir como na França o luto deixou de ser feito com roupa branca e passou a ser feito através do uso do preto, a diferença entre as diferentes vestimentas de luto segundo o grau de parentesco, os instrumentos – muitos deles precários – utilizados para autópsia, abertura e embalsamento do corpo do rei. Através de telas e gravuras, você desvendará ainda detalhes da enorme procissão em homenagem ao rei, composta de 2.500 pessoas.


Le Roi est Mort_versailles 1

Mas o ponto alto da exposição, está logo na entrada: a capela da abadia, local especialmente decorado para velar o corpo do rei, foi totalmente reproduzida no castelo de Versailles. À época, um desenhista foi designado especialmente para a projetar e decorar o local de forma a substituir o estilo gótico pelo estilo barroco.

Embora o rei esteja morto há 300 anos, ainda há muito o que descobrir nesta exposição. Não perca!

Anote: Château de Versailles; ter/dom. 9h/17h30; ingressos 15 euros (atenção: o passaporte completo dá direito à entrada na exposição. Compras pelo site do castelo.); estação de trem RER-C Versailles Château (saídas a partir das estações Saint-Michel, Invalides, Austerlitz e outras).

8 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page